Casal iniciou romance em 1968, mas se conheceu anos antes
Redação Publicado em 09/11/2020, às 10h58
O relacionamento de John Lennon e Yoko Ono foi acompanhado pelo público do início ao trágico fim, com a morte do ex-Beatle em 1980. Fosse com a carreira artística de ambos ou o ativismo pessoal, como quando convidaram a imprensa para a lua de mel, a história dos dois sempre fascinou o público, entre críticos ferrenhos e apoiadores.
A história de Lennon e Yoko começou há 54 anos, em novembro de 1966, quando se conheceram em uma exposição de arte com trabalhos da artista, na galeria Indica, de John Dunbar. O galerista convidou Lennon para ver as obras de Yono antes mesmo da abertura da Unfinished Paintings And Objects - o que a deixou “um pouco furiosa” a princípio. “Eu não entendia o motivo [do convite]. Eu falei para Dunbar nunca trazer ninguém até que tudo estivesse pronto”, relembrou Ono em entrevista ao Museu de Arte Moderna (MoMA). “Pensei, ‘Ok, talvez ele seja um amigo muito próximo ou algo assim, então eu não deveria falar nada’”.
Durante essa visita privada, Yoko seguiu Lennon e Dunbar para “ver o que estavam fazendo”. Uma das peças que Lennon mais gostou era uma pintura com uma lente de aumento e um pequeno “Yes” (Sim, em português) escrito no teto.
No livro Lennon Remembers, de 1971, o ex-Beatle explicou como a peça foi determinante na opinião dele sobre o trabalho de Yoko. “[Era] uma escada que dava para um quadro pendurado no teto. Parecia uma tela preta com uma corrente com uma luneta pendurada no final. Isso estava perto da porta de entrada”, contou o músico. “Eu subi a escada, olhei pela luneta e em letras minúsculas está escrito 'sim'. Então foi positivo. Me senti aliviado. É um grande alívio quando você sobe a escada e olha através da luneta e não diz 'não' ou 'foda-se' ou algo assim, diz 'sim'”.
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
“Fiquei muito impressionado e John Dunbar nos apresentou - nenhum de nós sabia quem éramos, ela não sabia quem eu era, só tinha ouvido falar de Ringo [Starr], eu acho, significa maçã em japonês”, continuou Lennon sobre o encontro. “E Dunbar estava meio que apressando-a, dizendo: ‘Esse é um bom patrono, você deve ir e falar com ele ou fazer algo’. John Dunbar insistiu que ela dissesse um ‘olá’ ao milionário. E ela veio e me entregou um cartão que dizia 'respire' nele, uma de suas instruções, então eu apenas fui [respirar]. Este foi o nosso encontro”.
Apesar de Lennon apontar a data do encontro como 09 de novembro, a data mais provável é dia 07, pois a exposição abriu em 08 de novembro, como pontua o site Beatles Bible.
+++ LEIA MAIS: Quem é Sean Lennon: conheça o ‘filho planejado’ de John Lennon e Yoko Ono
Após a ocasião, ambos começaram a trocar correspondência antes de se tornarem amantes em 1968. Tanto Lennon quanto Yoko Ono eram casados e já tinham filhos quando se conheceram, e pediram divórcio após iniciar o caso.
+++ TERNO REI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO
374 vezes
248 vezes
210 vezes
203 vezes
198 vezes
180 vezes
172 vezes
159 vezes
157 vezes
151 vezes
146 vezes
137 vezes
126 vezes
125 vezes
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer