- Clipe de "We Are Young", da banda Fun.

Há 6 anos, a banda Fun., dona do hit ‘We are young’, anunciou hiato [FLASHBACK]

O grupo lançou dois discos, incluindo o sucesso 'Some Nights', e anunciou a pausa em 2015 - mas até hoje não voltou às atividades

Camilla Millan I @camillamillan Publicado em 16/03/2021, às 17h30

Famosa por hits icônicos como “We Are Young” e “Carry On”, a banda Fun. teve uma carreira relativamente curta. Formado em 2008, o grupo lançou dois discos, alcançando o auge com Some Nights, e em 2015 anunciou o hiato nas redes sociais - e a pausa continua até os dias atuais.

Nate Ruess, Andrew Dost  e Jack Antonoff integram o grupo, cuja música passeia entre o indie, pop, rock e alternativo. Em pouco tempo, Fun. alcançou o topo das paradas, fez grandes parcerias e ganhou, inclusive, o Grammy.  

+++LEIA MAIS: Música retrô: Como o pop voltou no tempo com discos de Lady Gaga, Dua Lipa e entre outros?

A banda fez sucesso (e continua sendo lembrada) devido à autenticidade e personalidade. Com faixas intensas e um humor peculiar nas letras, Fun. tem a sua importância no cenário musical - e muitos torcem pela volta do grupo.

Discos e sucesso

Em agosto de 2009, a banda lançou o disco Aim and Ignite pela gravadora Nettwerk. O disco conseguiu avaliações muito positivas, mas foi nos próximos anos que o grupo alcançou maior popularidade.

+++LEIA MAIS: 15 anos de 'I Write Sins Not Tragedies', single que colocou o Panic! At The Disco no mapa

Dois anos depois, Fun. se juntou à banda Panic! At the Disco para lançar “C’Mon”, e chegou a abrir a turnê de Vices &Virtues do grupo de Brendon Urie - e em 2012 seria o momento de lançar o álbum Some Nights. Um dos grandes responsáveis pelo sucesso do disco foi o single “We Are Young”, parceria com Janelle Monáe.

A música esteve presente em produções de sucesso, como Gossip Girls, Glee e Chuck, assim como diversos comerciais. Além disso, a canção alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100. 

+++LEIA MAIS: BTS, Doja Cat e mais: os indicados 'injustiçados' do Grammy Awards 2021

Em seguida, o grupo se apresentou no Saturday Night Live e no MTV Europe Music Awards. Em 2013, a banda Fun. recebeu o Grammy de Artista Revelação e Música do Ano por “We Are Young”. 

Apesar de anunciar, em 2014, o desenvolvimento de um novo disco, o trabalho não saiu - pelo menos por enquanto - e no ano seguinte foi divulgado o hiato do grupo.


O hiato indeterminado

Em fevereiro de 2015, o grupo anunciou nas redes sociais e no site oficial o hiato da banda. Não se tratava de uma separação, mas de uma pausa para os integrantes realizarem outros projetos.

No comunicado, os integrantes escreveram: “Fun não está acabando. A Fun foi fundada por nós três em uma época em que estávamos saindo de nossas próprias bandas. Uma coisa que sempre foi tão especial sobre o Fun é que existimos como três indivíduos na música que se unem para fazer algo colaborativo. Fazemos discos da Fun quando estamos super inspirados para isso.” 

Eles continuaram: “Atualmente, Nate está trabalhando em seu primeiro álbum solo, Andrew está fazendo trilhas para filmes e Jack está em turnê e trabalhando na música dos Bleachers. Nós três sempre seguimos a inspiração onde quer que ela nos leve. Às vezes, essa inspiração leva à música Fun, às vezes leva a empreendimentos musicais fora da Fun. Vemos tudo isso como parte do ecossistema que torna o Fun, divertido.”

No entanto, desde então o grupo não voltou a fazer discos - e deixou saudades em muitos fãs. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ LAGUM: 'BUSCAMOS SER GENUÍNOS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL


+++MAIS SOBRE MÚSICA: BTS, Doja Cat e mais: os indicados 'injustiçados' do Grammy Awards 2021

Neste domingo, 14, aconteceu a 63ª edição do Grammy Awards. Grandes nomes da música foram indicados à premiação como Taylor Swift, BTS, Billie Eilish, Cardi B, Doja Cat, Harry Styles, Dua Lipa, Post Malone, Black Pumas, Phoebe Bridgers, DaBaby, Haim, Megan Thee Stallion e outros.

Muitos ótimos artistas não ganharam nenhuma categoria, porém. Nomes como BTS, Doja Cat e Phoebe Bridgers foram 'injustiçados', 'esquecidos' ao longo da premiação, e saíram de mãos vazias. 

+++LEIA MAIS: The Strokes ganha primeiro Grammy da carreira - e reação dos integrantes é hilária; assista

Listamos abaixo alguns exemplos de incríveis artistas que foram esquecidos pela Academia no Grammy Awards 2021 - e que certamente mereciam mais: 

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: Confira todos os vencedores da noite

BTS

Após 7 anos de carreira, o BTS recebeu a primeira - e única - indicação na edição de 2021 na categoria de Melhor Performance Pop em Duo ou Grupo com a música “Dynamite”, mas não levou o prêmio. 

Na verdade, o grupo de k-pop foi injustiçado desde as indicações. A boy band merecia ter aparecido em muitas outras categorias - a própria "Dynamite" poderia ter disputado em Música do Ano, ou Clipe do Ano, e Map of the Soul: 7 concorrido em Álbum do Ano, ou Melhor Álbum Pop Vocal

Além do sucesso, Map Of The Soul: 7 merecia uma indicação por realmente ser um dos melhores trabalhos do grupo. Com complexidade e profundidade, as músicas são intimistas, repletas de significados e apresentam mais sobre o lado pessoal dos sete integrantes RM, Jin, SUGA, J-Hope, Jimin, V, e Jungkook.

Apesar de não terem ganhado, o BTS fez uma performance impecável de "Dynamite" com coreografia, um cenário maravilhoso e um desempenho espetacular dos sete integrantes - certamente, está entre um dos melhores momentos da noite. 

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: Confira as melhores performances da premiação


Doja Cat 

Aos 25 anos, a cantora, compositora, rapper e produtora, Doja Cat concorreu nas categorias de Artista Revelação, e Gravação do Ano e Melhor Performance Pop Solo por "Say So" no Grammy Awards 2021.

A artista, porém, não ganhou nenhum dos prêmios. "Say So", por exemplo, teve um sucesso meteórico após viralizar no TikTok e é um dos hits mais queridos de 2020. Outras faixas dela também ficaram bem conhecidas na rede social como "Streets" e "Boss Bitch".

Vale lembrar, no entanto, que Doja se envolveu em muitas polêmicas e foi "cancelada" pela internet algumas vezes. A cantora foi alvo de críticas pelos mais diversos motivos: canções controversas, acusações de racismo e projetos com o produtor Dr.Luke - que protagonizou uma longa batalha judicial com Kesha

+++LEIA MAIS: O Grammy das minas: como 2021 exaltou como nunca antes a produção feminina do mundo da música


Phoebe Bridgers

Phoebe Bridgers é um dos principais nomes da música alternativa atualmente, e ficou bastante conhecida em 2020 com o segundo disco da carreira, Punisher, que também rendeu quatro indicações para a cantora no Grammy Awards 2021.

As quatro indicações conquistadas pela artista norte-americana de 26 anos com o aclamadíssimo disco foram: Artista Revelação, Melhor Performance de Rock, Melhor Música de Rock e Melhor Álbum Alternativo.

Embora tenha sido aclamadíssima pela crítica - por Punisher e por ser um grande destaque da música alternativa -, Bridgers saiu do Grammy 2021 de mãos vazias e não levou nenhum prêmio. 

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 músicas para conhecer e amar Phoebe Bridgers


Jhené Aiko

Um dos principais nomes do R&B contemporâneo, com mais de 20 anos de trajetória e uma carreira sólida, Jhené Aiko foi aclamadíssima pela crítica com o terceiro álbum da discografia, Chilombo.

No Grammy 2021, Chilombo foi indicado a principal categoria, Álbum do Ano, além de em Melhor Álbum de R&B Progressivo e em Melhor Performance de R&B pela música do disco "Lightning & Thunder", parceria com  John Legend. No entanto, Jhené Aiko saiu de mãos vazias.

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: 4 curiosidades de Chilombo, disco de Jhené Aiko indicado a Álbum do Ano


Roddy Rich

Um dos jovens mais brilhantes do hip-hop e o artista masculino com mais indicações do Grammy Awards 2021, Roddy Rich, também foi 'injustiçado' e saiu de mãos vazias da premiação. 

O músico estava indicado em Gravação do Ano, Melhor Música de Rap e Melhor Perfomance de Rap por "Rockstar", e "The Box" disputava em Canção do Ano, além de concorrer com a outra música do artista em Melhor Música de Rap, e Melhor Performance de Rap

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: Conheça os indicados da categoria Melhor Álbum de Música Alternativa

banda notícia grammy grupo singles prêmios Hits pausa integrantes hiato Fun We Are Young múica some nights fun.

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer