Radiohead - <i>In Rainbows</i> - Reprodução

Há cinco anos, o revolucionário In Rainbows, do Radiohead, chegava ao topo das paradas nos EUA

Disco foi lançado em outubro do ano anterior, em formato digital, e dava ao fã a opção de pagar o quanto quisesse pelo álbum

Redação Publicado em 10/01/2013, às 11h42 - Atualizado às 12h04

Nas primeiras horas do dia 10 de outubro de 2007, o já ousado musicalmente Radiohead lançou o disco In Rainbows, no site oficial da banda. A forma, contudo, foi taxada pelos apocalípticos de "o fim da indústria fonográfica": cada fã poderia escolher pagar o quanto quisesse por aquelas dez faixas. Pois há cinco anos, em 10 de janeiro de 2008, a banda provou que estavam todos errados e chegou ao topo do ranking de vendas físicas no difícil mercado norte-americano.

Reconectando o Radiohead: como a banda mais experimental da música atual aprendeu a fazer rock novamente.

In Rainbows, depois de sair no formato digital (por menos de US$ 1, se você assim quisesse), chegou às lojas do país no dia 1º de janeiro. Segundo o livro This Day is Music, de Neil Cossar, o álbum atingiu, ao fim da primeira semana, 122 mil cópias vendidas. Tornou-se, por isso, a segunda melhor estreia da banda liderada por Thom Yorke, atrás apenas de Kid A, que vendeu inicialmente 207 mil discos, em 2000.

O feito de atingir o número um das paradas norte-americanas só aconteceu duas vezes para o grupo, justamente com Kid A e In Rainbows. Feito que nenhum outro álbum da badalada discografia do Radiohead conseguiu – Pablo Honey ficou em 32º lugar; The Bends, em 88º; OK Computer, em 21º; Amnesiac, em 2º; Hail to the Thief, em 3º; e The King of Limbs também em 3º.

Na crítica da Rolling Stone EUA, o disco levou quatro estrelas e meia, de cinco. O autor do texto, Rob Sheffield, escreveu algumas considerações sobre o álbum: "Tudo é incrível; nada ali soa como qualquer outra banda da Terra; entrega uma tamanha pancada emocional que prova que os outros roqueiros nos devem um pedido de desculpas".

radiohead thom yorke in rainbows

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições