Fusão Discovery & Warner Media levou à demissão desproporcional de funcionários não-brancos
Redação Publicado em 26/08/2022, às 14h58
Após a demissão de 70% dos funcionários da equipe de desenvolvimento do HBO Max, um relatório divulgado ao The Daily Beast mostrou que, de 70 pessoas dispensadas dos escritórios, ao menos 13 eram indivíduos não-brancos (negros, latinos, asiáticos, indígenas, etc).
O número, correspondente a em torno de 18% das demissões, é desproporcional em relação à diversidade racial no quadro de funcionários da empresa, segundo os entrevistados do veículo, que expressaram preocupação com o futuro das produções Warner Bros. Discovery.
+++ LEIA MAIS: HBO Max pode deixar de existir? Jornalista responde
Segundo os ex-funcionários, a demissão desse quadro mais diverso da HBO Max é uma reflexão direta dos valores da Discovery, empresa que se fundiu com a Warner Media em abril deste ano. As pessoas dispensadas afirmam que David Zaslav, CEO da nova companhia, quer aproximar o conteúdo da HBO/HBO Max do "consumidor médio americano".
Trata-se de uma rejeição de ideias de esquerda e de conteúdos altamente diversos em favor de ofertas mais homogêneas, levando em conta que os assinantes da Discovery são, em grande maioria, brancos de classe média.
+++ LEIA MAIS: HBO Max e Discovery+ serão uma única plataforma de streaming em 2023
Tendo em vista a intenção declarada da Warner de fundir os streamings HBO Max e Discovery+ em uma plataforma única de conteúdos, a tentativa de aproximar os conteúdos das duas marcas não surpreende.
É uma mudança profunda. O que eles vão fazer com esse número desproporcional de pessoas de cor que foram demitidas? Elas precisam ser substituídas de alguma forma, ou será que eles não dão a mínima? É isso que parece para mim, que eles não dão a mínima.
+++LEIA MAIS: Batgirl: Por que Warner cancelou filme da heroína? Site explica
A nova administração também tem revisto sua política de lançamentos. Na última quarta-feira, 3 de agosto, a Variety divulgou que diversos filmes exclusivos do HBO Max foram retirados da plataforma.
Sem qualquer justificativa, os títulos Moonshot, Superintelligence, The Witches, An American Pickle, Locked Down e Charm City Kings, todos lançados entre 2020 e 2022, foram apenas removidos do serviço, que não comentou o caso.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja