- Cena de ...E o Vento Levou (Foto: Reprodução / Silver Screen Collection)

HBO Max retornará E o Vento Levou para catálogo… Mas explicado por professora negra

O filme saiu do streaming por cenas "racialmente insensíveis", e retorna em novo recorte

Redação Publicado em 17/06/2020, às 17h30

HBO Max, serviço de streaming, anunciou o retorno do clássico ...E o Vento Levou ao catálogo. O filme de 1939 foi retirado na última semana, em meio a protestos de Black Lives Matter, por conteúdo racista e preconceituoso. Agora, ganha uma “nova moldura”: contexto histórico.

Sandra Dewey, diretora de conteúdo do HBO Max, explicou à Variety a decisão de retirar, temporariamente, ...E o Vento Levou do catálogo: “Estamos sendo lentos e cuidadosos, e essa é a resposta certa. O filme será introduzido com contexto. Não queremos perder o conteúdo - e ele é amplo - descrito, corretamente, como racialmente insensíveis. Mas precisamos de uma nova moldura para eles, no discurso atual.”

___ LEIA MAIS: Ex-Black Sabbath, Geezer Butler comenta homenagem de Tom Morello à Black Lives Matter e à banda

Para isso, a empresa convidou a professora Jacqueline Stewart. Ela ensina cinema na Universidade de Chicago, e é diretora da Black Cinema House. ...E o Vento Levou terá uma introdução criada por ela, para intervir, explicar a problemática do filme - e porque é importante continuar a disucssão do racismo.

“Para mim,” disse a mestra à CNN, “é uma oportunidade de pensar no que os filmes clássicos podem ensinar. As pessoas, agora, buscam filmes para encontrar uma reeducação racial. [...] Podemos ter uma conversa mais produtiva sobre vidas negras dentro e fora das telas.”

+++ LEIA MAIS: O fim de Law and Order SVU? Em meio a protestos de Black Lives Matter, série perde prestígio

Dewey e Stewart, então, levarão essa discussão para a HBO Max. “Como empresa, sentimos um grande senso de responsabilidade,” opina a diretora de conteúdo. “Precisamos abordar o assunto de frente, tentar entender profundamente, para termos certezas que contamos as histórias certas.”

+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO

 

cinema notícias hbo racista Max e o vento levou black lives matter vidas negras importam contexto sandra dewey jaqueline stewart

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições