Capa de <i>Heroes</i>, que leva o single de sucesso de David Bowie - Divulgação

"Heroes" foi o single de Bowie mais ouvido pelos brasileiros na última segunda, 11

"Let's Dance" e "Life On Mars" estão entre as mais tocadas

redação Publicado em 12/01/2016, às 16h08 - Atualizado às 18h55

Quem deu play em "Heroes" para relembrar David Bowie na última segunda, 11, não estava sozinho. Serviços de streaming como Spotify e Napster identificaram um aumento de 1777% e 7000%, respectivamente, na execução das músicas do artista. No Brasil, o single sozinho teve um aumento de 3630%. Entre as mais ouvidas ainda estão, na sequência, "Let's Dance", "Life On Mars", "Absolute Beginners", "Ashes To Ashes" e "Blue Jean". O single homônimo de Blackstar e a recém-lançada "Lazarus" também ganharam destaque.

O nascimento de "Heroes" e a relação com a Queda do Muro de Berlim

No Reino Unido, onde Bowie nasceu, 14 álbuns entraram para o Top 40 do iTunes nas últimas horas. Lançado dois dias antes de sua morte, Blackstar trilha o caminho do primeiro lugar, que será revelado nesta sexta, 15. Nos últimos dias o álbum vendeu mais de 90 mil cópias. Três coletâneas estão entre as mais ouvidas, Best Of, que lista hits entre 1969 e 1974 está em 13°, Best of Bowie está em 27° e os álbuns de estúdio The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars e Hunky Dory ocupam o 19° e 20° lugar.

Em Brixton, na frente do apartamento de Bowie, e em São Paulo, em frente ao MASP, fãs se organizaram para cantar em uníssono as músicas do artista.

Ouça abaixo a playlist com as mais tocadas de Bowie.

Tim Lefebvre, integrante do Tedeschi Trucks Band que tocou baixo em todas as faixas do último álbum de David Bowie,Blackstar, falou sobre o artista. Em entrevista à Rolling Stone EUA, ele compartilhou as reações iniciais à morte do músico – no último domingo, 10, após uma batalha contra um câncer – e descreve como foi passar um tempo em estúdio com a lenda do rock and roll.

"Agora você consegue entender melhor do que Blackstar trata. Eu sabia que David estava doente, mas não a esse ponto. Ele nos fez entender que estava debilitado. Não percebemos. Quando ele cantava, quando ele tocava, ele tinha força e uma impulsão real. Estou chocado", comenta. "Ele criou este álbum sabendo que iria morrer e ele nunca se deixou levar até o fim. É o testamento dele, a parte final do legado dele, um presente final para todos nós. Você consegue perceber a generosidade desse artista imenso? Nós frequentemente somos tão cheios de autopiedade; e nesse meio tempo David trabalhou, dando tudo de si com um sorriso, apesar da doença."

música david bowie berlim low heroes Lodger

Leia também

Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer


Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez