Kendrick Lamar, Tyler, the Creator, Sza e Sampha - Divulgação

Hip-hop destrona rock como gênero musical mais popular

Números mostram uma tendência de crescimento do gênero

Redação Publicado em 05/01/2018, às 16h35 - Atualizado às 18h09

A empresa de dados estatísticos Nielsen, que anualmente faz um relatório revelando quais artistas e gêneros musicais lideram as vendas e as reproduções (além de analisar várias outras informações sobre consumo), disponibilizou em seu site o relatório final relativo a 2017. O resultado, já previsto no documento parcial divulgado na metade do ano passado, indica o hip-hop como o gênero musical mais popular do ano nos Estados Unidos. É importante notar que o levantamento classifica como hip-hop produções de rap e de R&B.

Esse resultado não chega a ser surpreendente, basta observar a extensa lista de álbuns de hip-hop lançados no ano, e a popularidade desses lançamentos. Para mencionar alguns: Tyler, the Creator com Flower Boy, Brockhampton com a trilogia Saturation, Kendrick Lamar com DAMN., Jay Z com 4:44, a estreia de Sza com Ctrl e Sampha com Process. O balanço, que leva em consideração tanto álbuns vendidos quanto reproduções em plataformas digitais de streaming, mostra que o gênero engloba 24,5% das músicas consumidas no país. O rock, por sua vez, encerra o ano com 20,8%, graças a artistas como Metallica, Imagine Dragons, Beatles e Linkin Park.

Além desses dados, a pesquisa também evidencia o crescimento em mais de 50% do streaming, o aumento das vendas de vinis, que atingiu a marca de 14,4 milhões de unidades vendidas, além da volta nostálgica das fitas cassete, que tiveram um aumento de 35% nas vendas.

música Rap Hip hop kendrick lamar Tyler the Creator CTRL SZA Brockhampton jay z Nielsen r n b sampha

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer