Tony Barrow foi o responsável por divulgar o carismático apelido do grupo
Redação Publicado em 13/05/2021, às 17h25
Singular e carismático, o termo Fab Four soa tão natural que parece ter sido inventado junto com o nome Beatles. Mas você sabia que o termo foi criado pelo primeiro publicitário de John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison?
De acordo com o The New York Times, quando os Beatles ainda eram um grupo desconhecido, o empresário Brian Epstein formulou um plano certeiro para levar o quarteto britânico até um nome específico da imprensa: Tony Barrow.
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Nascido em Liverpool, Barrow conseguiu uma coluna no Liverpool Echo aos 17 anos de idade, a qual assinava com o pseudônimo Disker - uma estratégia para disfarçar a pouca idade do novo crítico. Em seguida, ele começou a escrever encartes para a Decca Records.
Epstein pediu para Barrow mencionar os Beatles na coluna dele, mas o pedido foi negado, afinal, o quarteto ainda não tinha lançado um disco. Mais tarde, Barrow conseguiu uma audição Decca. Mas, novamente, a parceria não se concretizou.
Barrow e Epstein só começaram a trabalhar juntos após o contrato dos Beatles com a Parlophone Records, em 1962. O empresário fez uma proposta ousada para o jornalista: se tornar o primeiro publicitário dos Beatles, responsável pela imprensa da banda e ganhar o dobro do salário dele na Decca.
Nos próximos seis anos, Barrow ajudou a moldar a imagem dos Beatles no mercado fonográfico por meio de textos para imprensa e encartes dos discos e EPs britânicos do grupo.
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Atencioso, Barrow enfatizava qual instrumento cada integrante tocava ao enviar materiais para imprensa, além de adicionar informações sobre a personalidade dos artistas para criar conexões com os fãs.
E, em uma das primeiras notas para imprensa, Barrow usou o termo Fab Four para descrever os Beatles, o qual se tornou um sinônimo dos quatro músicos e, até os dias de hoje, é utilizado pelos veículos de comunicação.
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