Paquistaneses afirmam que visão do filme sobre o país é equivocada e cinemas não devem exibir o indicado ao Oscar
Redação Publicado em 21/02/2013, às 14h02 - Atualizado às 15h03
A Hora Mais Escura, longa de Kathryn Bigelow concorrente ao Oscar de Melhor Filme, já causou muita polêmica nos Estados Unidos e agora começa também a despertar críticas no Paquistão, onde maior parte da história se passa. Segundo reportagem do site da NBC, o filme ainda não foi lançado no país, mas já é amplamente atacado pela opinião pública.
Oscar 2013: os segredos de A Hora Mais Escura.
Segundo o jornalista local Nadeem Farooq Paracha, A Hora Mais Escura exibe um estereótipo bastante equivocado da sociedade paquistanesa e as cidades exibidas no longa não se parecem nada com a realidade. Ele afirma que o filme foi feito para constranger os habitantes, o exército e a cultura do Paquistão. Mesmo que não tenha chegado aos cinemas, muitas cópias piratas já foram distribuídas e despertaram manifestações contrárias nas redes sociais. Tanto as críticas como a própria pirataria agora são usadas como argumentos para os distribuidores não investirem no lançamento da obra no país.
Responsáveis pelas redes de cinema paquistanesas garantem que a decisão de não exibir o filme é puramente empresarial. “Como um distribuidor local, não há viabilidade financeira para mim”, disse Mohsin Yaseen, gerente do Cinepaz, a maior rede do Paquistão. “Se você vai dizer algo sobre uma parte complicada do mundo, tem que fazer direito”, bradou.
Nos Estados Unidos, congressistas já haviam condenado o filme por exibir cenas de tortura que, segundo eles, são inverídicas. De qualquer modo, A Hora Mais Escura agradou a Academia, que o indicou para cinco prêmios Oscar – além de Melhor Filme, concorre também a Melhor Atriz (Jessica Chastain), Melhor Edição, Melhor Edição de Som e Melhor Roteiro Original.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja