Os compositores Giona Ostinelli e Sonya Belousova contam sobre o processo criativo das faixas da série da Netflix
Vinicius Santos Publicado em 01/02/2020, às 15h00
Para o criador e criadora da trilha sonora de The Witcher, Giona Ostinelli e Sonya Belousova um dos mais recentes sucessos da Netflix, drama com influências históricas não é novidade. A dupla já era conhecida pelo trabalho na trilha sonora de The Romanoffs, da concorrência Amazon Prime Video.
Apesar da familiaridade com a música clássica e elementos do medievalismo, os dois músicos contaram à Rolling Stone Brasil como a produção das trilhas foi complicada e empolgante de novas maneiras.
+++LEIA MAIS: Recorde de The Witcher: série tem a primeira temporada mais assistida da Netflix
Na entrevista, os dois detalharam os processos criativos por trás das melodias que conquistaram um sucesso surpreendente com o público.
A história de Geralt de Rívia assim rendeu um desafio interessante aos músicos, que tiveram que compor as trilhas antes das gravações: “Quando há coreografias de lutas e danças envolvidas e você está produzindo música para cenas que não foram filmadas ainda, o processo de composição se divide em três partes,” esclarece o compositor suíço-italiano Giona Ostinelli.
“O primeiro estágio envolve compor as faixas e gravar as demos, para as quais a Sonya cantou todos os arranjos para Joey [Batey, o ator que interpreta o bardo Jaskier]. Escrevíamos de 5 a 7 versões da mesma música, com diferentes características do medievalismo ou do ritmo moderno para encontrar o equilíbrio certo. Depois que a música fosse aprovada, passávamos para o estágio dois: coreografar as danças e treinar vocalmente o ator para prepará-lo para as filmagens.”
Apesar de as faixas serem feitas praticamente antes da série, a compositora russa Sonya Belousova, premiada por criar músicas para balé e teatro, ressalta a necessidade de sempre ter a obra audiovisual em mente, e adaptar a música para o formato.
“No balé e teatro, há um impulso de escrever a música sendo inspirado puramente pelo roteiro da peça. É como ter uma tela em branco na sua frente e poder pintá-la de qualquer cor [...] Quando se escreve para filmes e séries, deve-se lembrar que as regras daquele tipo de obra se aplicam para o compositor também.”
Existe uma satisfação própria no desafio de criar a harmonia entre o que aparece na tela e a música que Belousova admira: “Ao mesmo tempo, há uma beleza nessas limitações, pois elas definem diretrizes muito claras. Direção, a beleza da cinematografia, o ritmo da edição, a atuação - todos esses elementos criam um todo onde a música precisa preencher o lugar certo.”
Belousova menciona as cenas de luta como parte muito importante da simbiose entre a música e as coreografias:
No caso de The Witcher, a música preenche um lugar mais do que certo. Dias após o lançamento dos episódios, vários espectadores compartilhavam e cantavam a principal balada do bardo Jaskier, “Toss a Coin To Your Witcher”. O sucesso foi tanto que surpreendeu ambos os compositores.
“Escrevemos a música e não conseguimos mais tirar ela da cabeça. Então, devido a essa qualidade e ao destaque que a faixa tem na série, havíamos antecipado que iria chamar atenção, mas nunca pensamos que seria tão bem-sucedido,” contou Ostinelli.
+++ LEIA MAIS: Diretora de The Witcher revela final alternativo da 1ª temporada
Belousova celebra a resposta positiva ao hit: “Para uma música ser bem-sucedida, tem muitos fatores que devem entrar na equação. Ficamos emocionados que nosso entusiasmo ao escrever a música se traduziram numa resposta tão fenomenal!”
Escute novamente a faixa que viciou os fãs de The Witcher:
Belousova explicou as oportunidades únicas para fazer música em The Witcher. A dupla produziu mais de 8 horas de trilhas originais para preencher de som os castelos, tavernas, e outros ambientes da série. “Muitas das músicas de tavernas e bailes da nobreza estão intimamente ligadas aos temas musicais de vários personagens. Por exemplo, a segunda dança no baile no reino de Cintra no primeiro episódio é, de fato, um arranjo do tema de Geralt de Rívia.”
+++LEIA MAIS: Alguém colocou “Toxic”, de Britney Spears, em The Witcher - e ficou perfeito; assista
“Além disso, com Jaskier se transformando no ‘rockstar’ do continente, pensamos que seria natural que outros músicos de todo lugar começassem a reproduzir as canções dele. Então, sempre que nossos personagens estão em uma taverna, muitas vezes você pode ouvir arranjos das músicas dele em violas e violinos.”
Uma das cenas que a música se mescla ao ambiente é o momento cômico após umas das caçadas de Geralt:
Outra parte muito importante da trilha sonora é a inclusão de instrumentos característicos do período renascentista.“ Tocamos pessoalmente e gravamos mais de 60 instrumentos na trilha sonora. Muitos desses instrumentos foram criados especificamente para The Witcher e vieram para nós de todo o mundo: Rússia, Hungria, China, Malásia, EUA”, conta Ostinelli. “Por exemplo, gravamos muito com uma viela de roda, um instrumento popular na Europa medieval para acompanhar danças.”
+++LEIA MAIS: Quanto Henry Cavill recebeu para estrelar em The Witcher?
"Sempre que há uma cena de baile em Cintra, nos certificamos de usar um conjunto apropriado, com bandolins, alaúde, violão barroco, bandolim, teorba, saltério e uma variedade de percussão e bateria medievais, com as regras apropriadas de escrita e desempenho aplicadas", disse o músico.
Escute uma das faixas com ênfase na viela de roda medieval:
O coração de The Witcher é o bruxo Geralt de Rívia, vivido por Henry Cavill e criar a música tema dele foi o primeiro contato dos compositores com a franquia. “Adoramos iniciar cada novo projeto escrevendo faixas temáticas. O tema de Geralt foi impulsionado puramente pela nossa imaginação e inspirada pela leitura dos roteiros.”
O tema de Geralt, presente nas lutas mais marcantes e sempre nos créditos de cada episódio:
+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições