Roger Ferreira Alegre, do povo Guarani Kaiowá em Amambaí (MS), se destacou no evento da ONU sobre os direitos das crianças
Redação Publicado em 02/07/2020, às 11h06
Na última quarta, 1, um adolescente indígena do Brasil se destacou durante o encontro anual (dessa vez, via videoconferência) sobre os direitos das crianças do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas). A notícia foi dada pelo portal Uol.
Em espanhol, Roger Ferreira Alegre, do povo Guarani Kaiowá em Amambaí (MS), destacou os motivos pelos quais é necessário proteger o território indígena. Ainda, ele criticou o governo de Jair Bolsonaro e falou sobre os impactos do coronavírus em sua comunidade. Confira:
“O meio ambiente afeta diretamente os direitos de meninos e meninas. Para a infância indígena, a proteção do território é a forma de garantir nosso estilo de vida tradicional, sobrevivência, nosso desenvolvimento como ser humano e o exercício de todos os nossos direitos humanos”, disse Roger, que representava o Conselho Indigenista Missionário (CIMI).
“Infelizmente, no contexto guarani, há uma dívida histórica por parte do governo do Brasil em demarcar nosso território. O governo Bolsonaro paralisou o processo de demarcações no país. Como consequência, vivemos em uma situação de insegurança, com riscos à saúde, à alimentação, à integridade física e mental”, continuou, ressaltando, posteriormente, que "a principal medida para proteger os direitos das crianças indígenas é garantir a demarcação dos nossos territórios.”
Denunciando o quadro precário enfrentado por meninas e meninos indígenas, o adolescente acrescentou: "Nossas crianças sofrem com taxas elevadas de desnutrição. Somos mais de 2 mil famílias — 60% crianças, sobrevivemos em barracas de lona sem acesso à água, saúde, educação, alimentação, em uma verdadeira crise humanitária.”
Já sobre a pandemia de coronavírus, ele disse que faltam alimentos nos acampamentos e denunciou um foco de contaminação. "Muitos dos nossos pais e familiares adultos foram contaminados trabalhando nas empresas frigoríficas da JBS", disse.
Assista ao vídeo abaixo:
+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja