Samuel L. Jackson como Major Marquis Warren em <i>Os 8 Odiados</i>, filme de Quentin Tarantino - Reprodução/Vídeo

Os Oito Odiados: oitavo filme de Tarantino compila gêneros e usa os conflitos raciais dos EUA como pano de fundo

Longa estreia no Brasil nesta quinta, 7

Érico Fuks Publicado em 07/01/2016, às 11h13 - Atualizado às 15h21

Quentin Tarantino é um paradoxo. Quanto mais recicla os filmes de gênero e os pastiches de épocas específicas, mais inovação traz ao cinema. Por um lado, as referências retrô, os clichês estéticos e as lutas sanguinolentas são mais do que previsíveis. Por outro, não dá para prever nada de um autor que sempre se reinventa e não usa seus artifícios como fórmula. Estreando no Brasil nesta quinta, 7, Os Oito Odiados, inspirado nos clássicos Sete Homens e Um Destino e Os Doze Condenados, é um amadurecido exemplo dessa coletânea de estilos.

Veja dez grandes personagens de Quentin Tarantino.

Filmado para ser exibido nos extintos cinemas que comportavam o formato 70 mm, apresenta em seu introito o personagem principal: uma neve densa, profunda e silenciosa. Esse cenário inóspito já traz uma boa ideia do quão árdua será a travessia de uma diligência no oeste dos Estados Unidos, alguns anos após a Guerra Civil. Na carruagem, uma fugitiva ensanguentada (Jennifer Jason Leigh) e um caçador de recompensas (Kurt Russell) tentam chegar a Red Rock, quando encontram no caminho um ex-soldado negro que tenta convencê-los a seguir viagem junto a eles. Aqui, nas falas e nos trejeitos, se estabelece o preconceito racial, tão direto quanto irônico.

Galeria: os filmes mais aguardados de 2016.

A primeira metade de Os Oito Odiados, que apresenta os demais protagonistas, define-se como aquilo que podemos chamar de filme “parado”. Planos longos, pouca ação e diálogos carregados. Quando a trupe entra num armazém, o tom escuro e amadeirado cria contraste com o branco cristalino do início. Atores que entram e saem do ambiente fechado, ou ficam em segundo plano, reconstituem o jogo de cena que caracteriza uma montagem teatral. Entretanto, essa suposta inércia é um ponto de equilíbrio consciente que serve de aperitivo para o que vem a seguir. É o gatilho para a apoteose, um coreográfico balé de balas que mergulha no sarcasmo da violência gratuita. Obra-prima de um gênio em constante processo de transformação, sem medo de beber das fontes antigas.

Entrevista: em Os Oito Odiados, Tarantino renova seu amor pelo western.

O excelente elenco ainda conta com Tim Roth, Samuel L. Jackson, Bruce Dern, Walton Goggins, Michael Madsen, Demián Bichir, James Parks e Channing Tatum.

Assista ao mais recente trailer de Os 8 Odiados.

cinema quentin tarantino Samuel L. Jackson tim roth Os Oito Odiados Jennifer Jason Leigh Michael Madsen kurt russell Demián Bichir sete homens e um destino channing tat Bruce Dern Walton Goggins os doze condenados red rock the hateful eight

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer