O país vai subsidiar o longa para contar a versão deles dos fatos ocorridos em 1979, quando um grupo de norte-americanos foi sequestrado no país
Redação Publicado em 16/01/2013, às 10h46 - Atualizado às 11h56
O governo iraniano subsidiará um filme que será uma espécie de resposta à história contada em Argo, filme indicado ao Oscar, dirigido e estrelado por Ben Aflleck. Em 1979, um grupo de norte-americanos foi feito de refém no país e, segundo as autoridades do Irã, a produção de Hollywood mostrou uma “visão deformada" do ocorrido. As informações são da agência France Press.
Entrevista: "Eu experimentei a minha vida como uma série de altos e baixos", diz Ben Affleck.
"O roteiro de Setad Moshtarak [Os Chefes do Estado-Maior, em farsi] foi aprovado e aguardamos o orçamento para iniciar as filmagens", declarou o cineasta iraniano Ataollah Soleimanian para a imprensa local. O filme "narra a libertação de 20 reféns americanos pelos revolucionários iranianos no início da Revolução", disse ainda.
“Pode ser uma resposta apropriada à visão deformada de alguns filmes, como Argo", acrescentou ele. O sequestro em questão durou 444 dias e foi a causa do rompimento das relações entre os Estados Unidos e o Irã.
No vencedor do Globo de Ouro Argo, é narrado como o governo norte-americano fez para tirar do Irã seis diplomatas que escaparam e estavam refugiados na casa do embaixador Canadense. Um plano mirabolante, mas verídico, fez com que fosse montada uma estrutura de produção cinematográfica para convencer os iranianos de que a equipe de extradição estava no Irã para observar locações para rodar um longa. Argo foi proibido no Irã, mas existem algumas cópias piratas.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja