Presos no início dos anos 1990 pelo assassinato dos pais, Jose e Kitty Menendez, Erik e Lyle podem ter as penas reduzidas após pedido de promotor
Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 26/10/2024, às 10h24
Após George Gascón, promotor público do Condado de Los Angeles, sugerir redução das penas dos irmãos Lyle e Erik Menendez, presos por assassinar os pais, Jose e Kitty Menendez, com chegada de novas evidências e revisão de uma recente lei da Califórnia, a qual permite ao tribunal considerar fatores como o abuso sofrido pelos réus, advogado dos dois crê que eles possam ser soltos antes de 2024 acabar.
Em um processo judicial aberto na última sexta, 25, Gascón recomendou como a sentença de prisão perpétua dos irmãos sem possibilidade de liberdade condicional fosse removida. Segundo ele, os Menendez deveriam ser condenados por homicídio - e isso resultaria em uma pena de 50 anos. Além disso, eles tinham menos de 26 anos na época do crime, e seriam elegíveis para liberdade condicional. Agora, a decisão final partirá de um juiz e do conselho de liberdade condicional.
Enquanto o promotor espera conseguir uma audiência nos próximos 30 a 45 dias, o advogado de Erik e Lyle Menendez, Mark Geragos, argumentou, em entrevista ao programa Good Morning America, da ABC News, como deve ocorrer uma audiência "bem antes disso." Ele ainda explicou como a meta dele é ver os irmãos fora das grades antes do Dia de Ação de Graças, que acontece no dia 28 de novembro em 2024.
Porém, segundo Departamento de Correções da Califórnia, o processo em questão levará pelo menos seis meses. Se um preso for condenado novamente à prisão perpétua com possibilidade de liberdade condicional, a audiência perante o conselho de liberdade condicional será agendada para não antes de seis meses, conforme exigido pelas disposições de notificação e outros mandatos que devem ser cumpridos antes da audiência.
Já Karen VanderMolen, prima dos irmãos Menendez, é uma dos mais de 20 parentes que têm pedido por uma mudança na sentença. "É emocionante, está além das palavras. Continuamos otimistas de que Erik e Lyle serão libertos em breve, e o melhor cenário seria termos Erik e Lyle em casa para a movimentada semana de Ação de Graças," afirmou ao Good Morning America.
+++LEIA MAIS: Promotor sugere redução das penas dos irmãos Menendez; entenda
+++LEIA MAIS: Irmãos Menendez revelam medo de serem mortos pelos pais em novo documentário
+++LEIA MAIS: Ryan Murphy pode fazer mais episódios de Monstros se os irmãos Menendez forem libertados
+++LEIA MAIS: Onde assistir a Grotesquerie, nova série do criador de Irmãos Menendez?
+++LEIA MAIS: Kim Kardashian e ator de Monsters celebram revisão da sentença dos irmãos Menendez
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral