A Imperial College de Londres diz que o fechamento de escolas e lojas achatou a curva de transmissões e salvou vidas
Redação Publicado em 09/06/2020, às 07h39
Segundo estudo publicado pela Imperial College de Londres, focado em analisar o impacto da quarentena em 11 países da Europa, as medidas de isolamento social reduziram as taxas de transmissão do covid-19 e podem ter evitado seis milhões de mortes.
O cálculo da instituição baseia-se no fator R, nome da variável dada a taxa de reprodução, que representa o número médio de pessoas para os quais um indivíduo infectado pode levar doenças. Qualquer número acima de 1 no índice pode levar a um crescimento exponencial.
+++LEIA MAIS: Lives da Quarentena com Nando Reis, Di Ferrero e Sandy; veja datas e como assistir
A equipe de pesquisadores estimou que, no início de maio, entre 12 e 15 milhões de pessoas nos 11 países pesquisados —Áustria, Bélgica, Reino Unido, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Noruega, Espanha, Suécia e Suíça— estavam infectadas com o vírus.
Após simular o número de mortes previstas pelo modelo se nenhuma medida fosse imposta, os pesquisadores chegaram a um número muito maior, com uma diferença de 3,1 milhões de pessoas. Por isso, o Imperial College declara que o isolamento social teve um "efeito substancial" em impedir mortes.
+++LEIA MAIS: Lançar ou não lançar um disco durante a crise do coronavírus? Eis a questão
"Medir a eficácia dessas intervenções é importante, dados seus impactos econômicos e sociais, e pode indicar qual curso de ação é necessário para manter o controle", disseram os pesquisadores em um resumo da pesquisa estatística.
Outro estudo, realizado nos Estados Unidos e publicado em paralelo ao da Imperial College na revista Nature, estimou que as políticas de quarentena implementadas na China, Coreia do Sul, Itália, França, Irã e Estados Unidos impediram ou atrasam cerca de 530 milhões de novos casos de coronavírus.
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja