Em 2020, Emma Watson e Daniel Radcliffe se pronunciaram contra os comentários preconceituosos de J. K. Rowling contra pessoas trans
Redação Publicado em 11/04/2024, às 09h24
Conhecida por escrever os livros de Harry Potter, J. K. Rowling começou a ser bastante criticada por parte do elenco dos filmes pelos comentários transfóbicos e preconceituosos. Agora, a autora respondeu os atores e os alfinetou.
Dois dos principais nomes que se colocaram contra Rowling foram Emma Watson e Daniel Radcliffe, intérpretes de Hermione Granger e Harry Potter, respectivamente. Em 2020, o ator escreveu um texto para The Trevor Project, no qual apoiou prevenção do suicídio e a intervenção em crises para pessoas queer, além de pedir desculpas à comunidade trans "pela dor que esses comentários [da escritora] causaram".
Mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas trans e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência neste assunto do que Jo ou eu.
+++LEIA MAIS: J. K. Rowling debocha de lei contra crimes de ódio: 'Ansiosa para ser presa'
No mesmo ano, Watson foi ao Twitter apoiar as pessoas trans dos comentários lamentáveis de J. K. Rowling: "As pessoas trans são quem dizem ser e merecem viver suas vidas sem serem constantemente questionadas ou informadas de que não são quem dizem ser. Quero que meus seguidores trans saibam que eu e muitas outras pessoas ao redor do mundo vemos, respeitamos e amamos você por quem você é."
I want my trans followers to know that I and so many other people around the world see you, respect you and love you for who you are.
— Emma Watson (@EmmaWatson) June 10, 2020
Agora, um perfil no Twitter falou com Rowling que está "apenas esperando que Dan e Emma lhe dêem um pedido público de desculpas... com a certeza de que você os perdoará." Então, a autora respondeu o internauta.
+++LEIA MAIS: Fãs criticam Stephen King por elogiar novo livro de J. K. Rowling
"Não é seguro, infelizmente. Celebridades que aderiram a um movimento que pretende minar os direitos duramente conquistados pelas mulheres e que usaram as próprias plataformas para torcer pela transição de menores podem guardar as desculpas para pessoas que destransicionaram traumatizadas e para mulheres vulneráveis que dependem de espaços para pessoas do mesmo sexo," disse.
Not safe, I'm afraid. Celebs who cosied up to a movement intent on eroding women's hard-won rights and who used their platforms to cheer on the transitioning of minors can save their apologies for traumatised detransitioners and vulnerable women reliant on single sex spaces.
— J.K. Rowling (@jk_rowling) April 10, 2024
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer