Cantor escreve sobre “covardes que pretendem remover os pulmões e atenuar os desejos da música”
Rolling Stone EUA Publicado em 25/05/2015, às 15h28 - Atualizado às 16h35
Poucos dias depois de defender o valor da música em uma entrevista, Jack White expandiu seus pensamentos em relação ao tema em um poema intitulado “Music Is Sacred” (leia abaixo).
Lembre como foi o show do Jack White no Lollapalooza 2015.
Nos versos publicados no site da Third Man Books, White advoga “aos que defendem a santidade da música/Assim sua alma pode respirar e ser ouvida” (“those of you who stand for the sanctity of music/ So that its soul can breathe and be heard”) e adverte os “aos covardes que pretendem remover seus pulmões e atenuar seus desejos” (“cowards and those who would intend to rip out your lungs and dampen your desire”).
Durante um diálogo com os assinantes e seguidores da Third Man Records no Facebook, o cantor falou sobre questões relacionadas ao Tidal – novo sistema de streaming do Jay Z, que preza pela qualidade da música, do qual Jack White é apoiador.
Quando perguntado por qual motivo os fãs dele deveriam pagar pelo streaming de música - sendo que eles podem ouvir gratuitamente no YouTube ou Spotify -, White explicou: “Não desvalorize os músicos. Ajude-os. Fazer discos é caro, acredite. Não vejo as pessoas dizerem que deveríamos ir ao cinema de graça. Ou que a Netflix deveria ser de graça.”
White tem sido participativo em apoiar Tidal, oferecendo um streaming exclusivo de um show recente em North Dakota, nos Estados Unidos, ao serviço, e até ligando pessoalmente aos fãs que são assinantes do Tidal para agradecê-los pela clientela.
As melhores músicas internacionais de 2014.
“O Tidal ajudará muitos artistas. Não estou falando apenas das bandas que têm 50 mil hits no YouTube”, escreveu White. “Mas também dos artistas médios e pequenos. Se o Psy for visto duas milhões de vezes, para onde esse dinheiro vai? É também muito importante comprar os discos reais dos artistas que você ama quando eles estão em turnê. Isso coloca gasolina nos nossos tanques quando estamos na luta.”
Em um comunicado esclarecedor, a Third Man Records fala sobre “Music Is Sacred”: “Contrariando as reportagens, o poema postado por Jack White não tem absolutamente nada a ver com o recente bate-papo de Jack White sobre o serviço de streaming Tidal com os seguidores da Third Man.”
Veja dez grandes influências de Jack White.
“[O poema] é algo independente e nunca foi emitido como um comunicado de imprensa. Pode ser encontrado no site Third Man Books”. Leia na íntegra o poema “Music Is Sacred”, de Jack White.
“those of you who stand for the sanctity of music
so that its soul can breathe
and be heard
so that it blooms in graveyards
echoes in hotel hallways
awakens neighbors in the night
and fills peoples minds with fire
shout it out loud with whatever microphone you have
or these stones will shout for you.
jump in front of demons,
and stand over cowards and those who would intend
to rip out your lungs and dampen your desire
tell the living and the dead
what you know in your heart to be true
and what you know your ears
will forever hear
that the melody of the human race
is a song that never ends.
music is sacred.”
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja