- LuiZa Brina e Jade Faria (Foto: Nayron Rodrigues)
LANÇAMENTO

Jade Faria dedica canção ao avô em parceria com Luiza Brina; ouça 'Retrato'

A canção é uma homenagem ao avô de Jade, com arranjo de cordas feito por Luiza

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 15/08/2024, às 14h59

"Retrato" é uma carta de amor de Jade Faria para o avô paterno, Seu Zé. Um homem que vivia do que plantava e vivia afastado do centro da cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí com a esposa e os filhos. "O desejo da minha vó era mandar os filhos pra cidade para que pudessem estudar e não precisassem viver na roça, vida que ela dizia que era muito dura. Assim foi: com 8 anos, meu pai saiu de casa para morar na cidade, em casa de primo, de tia, de parente”, conta a compositora.

A canção nasce a partir de uma fotografia encontrada por Jade. “Quando abrimos uma das caixas, a primeira foto, bem ali no topo de todas e virada pra mim, era um retrato de meu avô paterno José. Olho no olho com o retrato, comecei a relembrar as histórias que meu pai contava sobre sua infância e logo depois compus a canção. Ela saiu assim inteira, de uma vez só, com uma urgência de memorar”, explica.

Foto: Acervo pessoal

 

+++LEIA MAIS: 'Lhasa': Coletivo Sítio Rosa lança primeiro single do projeto

A canção, repleta de sentimento, ganha uma nova cama com o arranjo de cordas feito por Luiza Brina. Em conversa com a Rolling Stone Brasil, Jade falou sobre o convite para a parceria. “Sempre fui fã da obra de Luiza. Ela é uma grande arranjadora e produtora musical. Para 'Retrato,' a vontade de trabalhar junto veio naturalmente pela conexão com Minas Gerais, mas, principalmente, por acreditar e confiar muito na forma que Lu pensa e desenha essa dança dos instrumentos, das sonoridades."

Sabia que não tinha escolha melhor para criar esse arranjo, a sensibilidade de Lu é certeira. Aprendi muito e saí ainda mais interessada em continuar trocando e pensando música junto com ela.

Luiza — que recentemente lançou o disco Prece (2024) — disse que foi "um prazer" receber o convite. "Tenho gostado muito de escrever arranjo para outras pessoas, comecei a escrever para os meus próprios discos, para formações diversas. No meu primeiro disco tem arranjo para quarteto de sopro, de cordas, depois para o meu último disco que foi uma orquestra inteira."

+++LEIA MAIS: Sopro: Arthur Nogueira, Leonardo Chaves e Mateus Estrela se reúnem em projeto inédito

“Dessa vez foi um arranjo para uma formação pequena, para baixo, violoncelo e violão." Explica a arranjadora. "Acho que o violão na música, eu quis mexer nele para não deixar de uma maneira muito tradicional como acompanhamento, mas o violão funciona como uma resposta às cordas, ao violoncelo e ao baixo. No final, a gente sampleou uma viola caipira que conversa com o assunto da canção.”

A admiração mútua das duas artistas não é algo recente, explica Luiza: "Lembro de uma vez que convidei a Jade para participar de um show da minha antiga banda, o Graveola, lá no Cineclube Cortina e foi incrível!”

+++LEIA MAIS: 'Parati': Perdido eterniza lembranças com o pai em nova canção

música lançamento retrato luiza brina Jade Faria

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja