- James Corden (Foto: Ian Gavan/Getty Images)

James Corden é acusado de racismo contra asiáticos por quadro do Late Late Show; entenda

James Corden, apresentador do The Late Late Show, descreveu pratos asiáticos como 'horríveis' e 'nojentos' em quadro do programa

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 28/06/2021, às 19h26

James Corden foi acusado de racismo contra asiáticos após um quadro controverso em seu programa The Late Late Show (2015). O "Spill Your Guts or Fill Your Guts" é um segmento no qual o apresentador chama um convidado para escolher entre revelar segredos ou experimentar comidas inusitadas  — neste caso, pratos da culinária asiática.

Segundo informações do NME, Corden e Jimmy Kimmel, outro apresentador de televisão, chamaram balut, pídàn e xuě dòufǔ, pratos tradicionais asiáticos, de "horríveis" e "nojentas." Após o programa, o clipe viralizou no TikTok e Corden se tornou alvo de críticas.

+++LEIA MAIS: De onde vem o racismo asiático? Conheça o movimento Stop Asian Hate

Uma petição foi criada para mudar as comidas apresentadas ou cancelar o segmento, e os internautas demandaram um pedido de desculpas do apresentador. Além disso, insistiram para que ele doasse para organizações as quais ajudam restaurantes e pequenos empreendimentos de proprietários ásio-americanos. 

"Após os constantes crimes de ódio contra asiáticos os quais vêm acontecendo, o quadro é culturalmente ofensivo e insensível e, além disso, incentiva o racismo contra asiáticos. Muitos ásio-americanos são constantemente intimidados e ridicularizados por seus alimentos nativos, e este segmento amplifica e encoraja isso," diz a petição.

+++LEIA MAIS: Billie Eilish se desculpa após ser acusada de racismo contra asiáticos; entenda

Em entrevista a Howard Stern, Corden respondeu às críticas e afirmou que mudará os alimentos utilizados. "Ouvimos a história, e da próxima vez, não usaremos aquelas comidas. Nosso programa é sobre alegria, luz e amor, e não queremos magoar ninguém."


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento racismo James Corden the late late show racismo asiático

Leia também

Dois anos sem Gal Costa: Gilberto Gil e Maria Bethânia fazem homenagens


Tony Todd, ator de Premonição e Candyman, morre aos 69 anos


Any Gabrielly fala de amizade com Bruno Mars e revela já ter cantado com ele


Alice Fromer lança música inédita de Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes


James Van Der Beek, de Dawson's Creek, fala sobre diagnóstico de câncer colorretal


Em estreia solo, Jerry Cantrell promete show mais longo no Brasil: 'tocar até cair'