Jeff Beck funde rock e música clássica em novo álbum

Guitarrista inglês lançará Emotion & Commotion, seu primeiro disco em sete anos, em 13 de abril

Da redação Publicado em 20/01/2010, às 10h26

Inspirado pela música clássica, mas sem largar mão do rock, Jeff Beck lançará seu primeiro álbum de estúdio em sete anos, Emotion & Commotion, em 13 de abril. Além de músicas originais, o inglês, 14º maior guitarrista de todos os tempos segundo a Rolling Stone EUA, gravou covers como "Corpus Christi Carol", de Jeff Buckley, "Somewhere Over the Rainbow", consagrado na voz de Judy Garland, para O Mágico de Oz, e "I Put a Spell On You", música de Screamin' Jay Hawkins que terá, na versão de Beck, colaboração vocal de Joss Stone.

O disco - que sairá dois meses após três concerto de Beck e Eric Clapton, duas lendas da guitarra, em Nova York, Montreal e Toronto - contará ainda com uma orquestra de 64 músicos, em faixas como "Symphony Nº 5", de Gustav Mahler, "Elegy for Dunkirk", música de Dario Marianelli escrita para o filme Desejo e Reparação, e "Nessun Dorma", do compositor italiano de óperas Giacomo Puccini.

"Tudo correu maravilhosamente bem, mas eu não quis me comprometer com um álbum inteiro de música clássica", disse Beck à RS EUA. "O que me atraía era, em vez disso, a ideia de juntar estes sons aparentemente contraditórios em tipos diferentes de música não-clássica", complementou, sobre a fusão de rock e clássico.

Além do cover de Screamin' Jay Hawkins, a conterrânea Joss Stone aparece em "There's No Other Me". A cortesia é recíproca: Beck tocou na faixa-título do mais recente álbum da cantora, Colour Me Free.

A banda que apoia Beck é formada por colaboradores frequentes: Vinnie Colaiuta (bateria), Tal Wilkenfield (baixo) e Jason Rebello (teclado).

eric-clapton joss-stone jeff-beck screamin-jay-hawkins

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja