Willie Nelson e Barenaked Ladies também se manifestaram cancelando apresentações no parque aquático norte-americano
Rolling Stone EUA Publicado em 10/12/2013, às 20h14 - Atualizado às 20h16
Joan Jett e Heart estão na crescente lista de artistas que se distanciaram do SeaWorld devido ao recém-lançado filme Blackfish, que questiona as condições em que vivem as baleias orcas que se apresentam no parque aquático. Joan escreveu uma carta pedindo que o SeaWorld parasse de tocar as músicas dela nas apresentações, enquanto o Heart se junta a Willie Nelson e Barenaked Ladies nos shows que aconteceriam no parque em Orlando, Flórida, e foram cancelados. As informações são da Associated Press.
"Estou entre os milhões que assistiram a Blackfish e estou enojada por ter tido minha música usada sem minha permissão em mamíferos marítimos sensíveis ao som", escreveu Joan em uma carta para o Presidente do SeaWorld, Jim Atchison.
Apesar de o parque ter permissão para usar “I Love Rock’n’Roll” como música de abertura do show “Shamu Rocks”, em Orlando, a música foi retirada, conforme o SeaWorld disse à AP por e-mail. “Um novo show noturno da Shamu está sendo criado pelo SeaWorld Orlando e não temos planos de usar nenhuma música dela na apresentação”, escreveu o porta-voz Nick Gollattscheck.
A banda Heart escreveu no Facebook no domingo, 8, que eles “escolheram cancelar a próxima apresentação no SeaWorld... devido ao controverso documentário Blackfish”. Nelson e Barenaked Ladies cancelaram suas performances a pedido das petições Change.org. “Essa é uma questão complicada, e afirmamos não entender tudo, mas não nos sentimos confortáveis prosseguindo com os shows nesse momento”, disse o Barenaked Ladies em um comunicado.
Blackfish examina o que pode ter levado a orca de seis toneladas Tilikum a ter matado uma treinadora do SeaWorld em 2010. A treinadora, Dawn Brancheau, morreu quando a baleia assassina a puxou para dentro da piscina. Tilikum também se envolveu em outras duas mortes. O documentário explora outros incidentes de orcas em cativeiro.
“As bandas e artistas estão convidados a visitar qualquer um dos nossos parques para ver de perto ou falar com qualquer um dos nossos especialistas para ver como nos importamos com os animais e quão pouca verdade existe nas alegações feitas por grupos extremistas de defensores dos animais, que se opõem a exposição zoológica de mamíferos marítimos", disse Gollattscheck, o porta-voz da empresa.
Assista ao trailer do documentário Blackfish:
Colleen Hoover expressa apoio a Blake Lively em meio a processo contra Justin Baldoni
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções