João Carlos Martins: 80 Anos de Música terá estreia no Centro Cultural Fiesp, em 16 de junho, com entrada gratuita
Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 16/06/2021, às 08h00
Um dos maiores pianistas da música brasileira e um dos maiores intérpretes de Bach do Século XX, João Carlos Martins ganhará a exposição inédita João Carlos Martins: 80 Anos de Música. A mostra tem data de início para 16 de junho no Centro Cultural Fiesp (São Paulo), e contará a história de vida do renomado maestro, além de sua trajetória profissional e influência na música como um todo. A entrada é gratuita, mas deve ser agendada previamente.
Álvaro Razuk assina o projeto de arquitetura da exposição, enquanto a curadoria e diretoria artística ficaram por parte de Jorge Takla. O curador expressou como se surpreendeu ao conhecer o legado e a quantidade de material disponível sobre o maestro. "Infindáveis críticas elogiosíssimas, artigos, comentários sobre o artista, considerado um dos maiores pianistas do mundo no Século 20. Uma história pouco conhecida no Brasil de João, o Maestro do Povo," disse Takla em comunicado à imprensa.
+++LEIA MAIS: Rita Lee ganha exposição histórica em São Paulo no segundo semestre de 2021
O objetivo de Takla era expor a obra da melhor forma e de maneira completamente fiel. A música, portanto, deveria estar presente. Como disse, no comunicado: "João talvez seja hoje o único artista e cidadão brasileiro que dedique seu tempo integral à música, arte, formação de novos artistas e às apresentações gratuitas ao povo.”
Para Álvaro Razuk, o projeto de arquitetura da mostra foi inspirado na própria diversidade do homenageado, quem engloba muitas leituras: pianista, maestro, homem público. Sons de orquestra, fotos, vídeos, reportagens, filmes e documentários acompanham o espectador na entrada da exposição.
Um dos destaques é a Sala do Piano, na qual uma holografia de João Carlos Martins conversa com o público e toca músicas que foram memoráveis em sua carreira. Outro cômodo interativo é a Sala da Orquestra, onde os visitantes podem experimentar reger uma sinfônica.
O evento também ressalta a atuação do maestro nas áreas social e educacional, em ações com jovens das periferias e projetos de formação musical. Paulo Skaf, presidente do Sesi-SP, parceiro realizador da exposição, expressou como está orgulhoso da mostra no mesmo comunicado: "Não haveria lugar melhor para reverenciar essa história de vida deste grande homem, que nos honra com sua garra, determinação e superação. A parceria do Sesi-SP com o maestro já tem mais de 10 anos, quando nasceu a Bachiana Filarmônica Sesi-SP."
João Carlos Martins se apresentou diversas vezes no Carnegie Hall e jornais como The New York Times, Washington Post e Los Angeles Times sempre dedicaram reportagens entusiasmadas à sua personalidade.
+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja