João Carlos Martins: 80 Anos de Música terá estreia no Centro Cultural Fiesp, em 16 de junho, com entrada gratuita
Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 16/06/2021, às 08h00
Um dos maiores pianistas da música brasileira e um dos maiores intérpretes de Bach do Século XX, João Carlos Martins ganhará a exposição inédita João Carlos Martins: 80 Anos de Música. A mostra tem data de início para 16 de junho no Centro Cultural Fiesp (São Paulo), e contará a história de vida do renomado maestro, além de sua trajetória profissional e influência na música como um todo. A entrada é gratuita, mas deve ser agendada previamente.
Álvaro Razuk assina o projeto de arquitetura da exposição, enquanto a curadoria e diretoria artística ficaram por parte de Jorge Takla. O curador expressou como se surpreendeu ao conhecer o legado e a quantidade de material disponível sobre o maestro. "Infindáveis críticas elogiosíssimas, artigos, comentários sobre o artista, considerado um dos maiores pianistas do mundo no Século 20. Uma história pouco conhecida no Brasil de João, o Maestro do Povo," disse Takla em comunicado à imprensa.
+++LEIA MAIS: Rita Lee ganha exposição histórica em São Paulo no segundo semestre de 2021
O objetivo de Takla era expor a obra da melhor forma e de maneira completamente fiel. A música, portanto, deveria estar presente. Como disse, no comunicado: "João talvez seja hoje o único artista e cidadão brasileiro que dedique seu tempo integral à música, arte, formação de novos artistas e às apresentações gratuitas ao povo.”
Para Álvaro Razuk, o projeto de arquitetura da mostra foi inspirado na própria diversidade do homenageado, quem engloba muitas leituras: pianista, maestro, homem público. Sons de orquestra, fotos, vídeos, reportagens, filmes e documentários acompanham o espectador na entrada da exposição.
Um dos destaques é a Sala do Piano, na qual uma holografia de João Carlos Martins conversa com o público e toca músicas que foram memoráveis em sua carreira. Outro cômodo interativo é a Sala da Orquestra, onde os visitantes podem experimentar reger uma sinfônica.
O evento também ressalta a atuação do maestro nas áreas social e educacional, em ações com jovens das periferias e projetos de formação musical. Paulo Skaf, presidente do Sesi-SP, parceiro realizador da exposição, expressou como está orgulhoso da mostra no mesmo comunicado: "Não haveria lugar melhor para reverenciar essa história de vida deste grande homem, que nos honra com sua garra, determinação e superação. A parceria do Sesi-SP com o maestro já tem mais de 10 anos, quando nasceu a Bachiana Filarmônica Sesi-SP."
João Carlos Martins se apresentou diversas vezes no Carnegie Hall e jornais como The New York Times, Washington Post e Los Angeles Times sempre dedicaram reportagens entusiasmadas à sua personalidade.
+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições