Baterista completaria 72 anos no último domingo, 31
Redação Publicado em 01/06/2020, às 08h09
John Bonham, sem sombra de dúvidas, foi um dos maiores bateristas que o rock já viu em toda existência. Ele era famoso - e querido - pela potência, sons característicos e velocidade quando tocava bateria. Um vídeo resgatado pela Far Out Magazine mostra a bateria isolada de "When The Levee Breaks", do Led Zeppelin.
"When The Levee Breaks" é, segundo o site, uma canção com um pé no blues que, quando feita pelo Led Zeppelin, deu nova vida a um gênero exagerado em cenário londrino oscilante. A música em 1971 e integra do quarto disco de estúdio da banda, conhecido como Led Zeppelin IV.
O Led Zeppelin gravou a canção em um lugar inusitado: uma escadaria. Eles escolheram o local com o intuito de captar aquele som abafado e ecoante da bateria vista na música. No resultado final, dá para ver que John Bonham é poderoso e comanda a cada última batida, tanto que os integrantes do grupo construíram a música em torno daquilo gravado por Bonham.
Na biografia John Bonham: The Powerhouse Behind Led Zeppelin, escrita por Mick Bonham, irmão do baterista, Robert Plant não poupou elogios sobre o antigo colega de banda. "Bonzo foi a parte principal da banda. Ele foi o homem que fez o que Page e eu escrevemos basicamente funcionar, pelo que ele reteve, pelo que ele não fez com os tempos. Eu não acho que haja alguém no mundo que possa substituí-lo".
Para a Far Out Magazine, a bateria isolada de "When The Levee Breaks" representa perfeitamente a experiência da bateria de Bonham um dos motivos do músico ainda ser reverenciado como um dos maiores do rock até hoje.
Ouça a bateria isolada de John Bonham em "When The Levee Breaks", do Led Zeppelin, abaixo.
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja