Galeria - 10 coisas que você não sabia sobre Johnny Cash - Foto 10 - AP

Johnny Cash: cinco coisas que você provavelmente não sabe sobre o clássico "Folsom Prison Blues"

O Homem de Preto começou a carreira na gravadora Sun Records, que é tema de uma nova minissérie

Charles Bramesco, Todd Gilchrist, Scott Tobias, Noel Murray, Jenna Scherer, Sean T. Collins Publicado em 24/02/2017, às 13h01 - Atualizado às 13h36

Sun Records, nova minissérie do canal norte-americano CMT sobre o lendário produtor Sam Phillips, vai mostrar os primórdios do rock and roll ao retratar o início das carreiras de Johnny Cash, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley. Kevin Fonteyne interpreta o futuro Homem de Preto, que teve seu primeiro sucesso gravando no icônico estúdio de Phillips em Memphis. Aproveitando a chegada do programa, que estreou nos Estados Unidos em 23 de fevereiro, listamos cinco coisas que você provavelmente não sabia sobre “Folsom Prison Blues”, um clássico e uma das canções mais famosas da carreira de Johnny Cash.

A música é, em parte, plagiada

Cash copiou um trecho de “Crescent City Blues”, de Gordon Jenkins. É de lá que ele tirou os versos iniciais de “Folsom Prison Blues”: “I hear the train a'comin'; it's rollin' 'round the bend”. Acredita-se que Cash tenha que tido que desembolsar US$ 100 mil depois que Jenkins o processou.

Cash conseguiu emplacar a música nas paradas duas vezes distintas

A canção se tornou um hit no top 5 em 1956 e retornou às paradas country 12 anos mais tarde como carro-chefe do disco ao vivo At Folsom Prison (1968).

LEIA TAMBÉM

Os 60 Maiores Momentos da História do Rock and Roll

Palmas e gritos ouvidos na versão ao vivo de “Folsom Prison Blues” foram adicionados em estúdio

A alegria do público ouvida após o verso “I shot a man in Reno just to watch him die” não foi genuína. O áudio das palmas e gritos foi adicionado em estúdio, após a gravação ao vivo, pelo produtor Bob Johnston.

Cash começou a tocar a canção para plateias de presidiários no final dos anos 1950, mais de dez anos antes do lançamento de At Folsom Prison

Os detentos de uma prisão em Huntsville, Texas, foram a primeira plateia carcerária de Cash, em 1957. Quando o tempo chuvoso estragou o equipamento da banda que o acompanhava, Cash terminou o show sozinho.

Um clássico country desde a década de 1950, “Folsom Prison Blues” foi regravada em inúmeros gêneros musicais

Dezenas de artistas, de Buckcherry a Everlast, fizeram versões da música, atualizando o trabalho de Cash usando desde percussão de psychobilly a riffs de hard rock.

música Johnny Cash sun records Folsom Prison Blues Sam Phillips

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições