- Jordan Chiles (Foto: Naomi Baker/Getty Images)
JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS

Jordan Chiles deixa pódio composto por Rebeca após recurso da Romênia ser aceito

A Corte Arbitral do Esporte alterou a nota de Jordan Chiles para 13.666, menor que as das romenas Ana Barbosu e Sabrina Maneca-Voinea

Redação Publicado em 10/08/2024, às 16h09

A Corte Arbitral do Esporte alterou neste sábado, 10, a nota de Jordan Chiles na final feminina do solo na ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta americana havia ocupado o terceiro lugar com a nota de 13.766.

+++LEIA MAIS: Ginástica Artística: Por que mulheres se apresentam com música no solo e homens não

Com a mudança, porém, Chiles foi ultrapassada pelas romenas Ana Barbosu e Sabrina Maneca-Voinea, que pontuaram 13.700 na final do solo. Barbosu ficaria com a terceira posição devido aos critérios de desempate.

Chiles havia conquistado o bronze após ter recurso da delegação dos Estados Unidos deferido e acréscimo de 0.100 na nota. O tribunal com sede na Suíça apontou irregularidade porque o recurso foi feito após o prazo estabelecido pelo regulamento — até um minuto depois do anúncio da nota.

A Corte informou que a decisão de premiar a ginasta romena com a medalha de bronze ficará a cargo da Federação Internacional de Ginástica.

Rebeca Andrade e Simone Biles permanecem com o ouro e a prata, respectivamente. 

Reação

Nos stories do Instagram, Jordan Chiles publicou emojis de coração partido e escreveu: "Vou tirar um tempo e sair das redes sociais pela minha saúde mental, obrigada".

O Comitê Olímpico dos Estados Unidos declarou em nota: "Estamos devastados ​​com a decisão da Corte Arbitral do Esporte. O recurso sobre o valor de dificuldade da rotina de exercícios de solo de Jordan Chiles foi apresentado de boa-fé" (via ge).

Já o primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, chegou a afirmar que não compareceria à cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris.

 

estados unidos EUA paris frança olimpíadas bronze ginástica Jogos Olímpicos de Paris romênia Rebeca Andrade GINÁSTICA ARTÍSTICA simone biles pódio jordan chiles ana barbosu sabrina maneca-voinea

Leia também

Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer


Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez