O par de atores trabalhou junto anteriormente, e Abreu não lidou bem com o convite de Bolsonaro para a colega
Redação Publicado em 29/01/2020, às 14h43
José de Abreu foi à público diversas vezes esta semana para criticar Regina Duarte, antiga colega de elenco em múltiplas ocasiões e agora indicada ao cargo de secretária geral da cultura no governo de Jair Bolsonaro.
Nesta quarta, 29, Abreu publicou em seu Twitter e em seu Instagram um desafio à atriz. Convidou-a a “debater política, cultura, ponto eletrônico, Rouanet e o que mais quiser, no foro que escolher, no momento em que quiser. [...] Sei de antemão que ela jamais aceitará.”
A mensagem do Instagram é mais extensa e bem menos lisonjeira. Reforça o convite para debate (“Topa, apoiadora de fascista?”) e relembra velhos dias cheios de segredos. Além disso, exprime raiva por Duarte ter aceitado um cargo no governo Bolsonaro (a quem chamou de “escroto”) e ter convivido diariamente com pessoas LGBTQ+. Segue o texto na íntegra:
“Topa, apoiadora de fascista?
Ministra - nem isso - secretária! - de um presidente sem legitimidade, um escroto, que quer que você discrimine a diversidade? Que discrimine LGBTS?
Eu sei o que fizemos na sua casa na Barra da Tijuca. Eu sou artista, assumo meu vícios e me libertei deles. Mas você, assumindo um cargo público, vai ter que prestar conta deles. E eu vou cobrar isto de você.
Lembra de quantos gays lhe tiraram rugas? Coloriram seus cabelos brancos? Criaram figurinos para esconder suas banhas? Você está cagando na cabeça deles! Eles me ligam, desesperados, com sua postura! Tenha vergonha nessa cara!
+++ LEIA MAIS: Jair Bolsonaro é criticado por Petra Costa em artigo no NYT: ‘Fascismo tropical’
Vou até o fim. REGINA DUARTE, vou lhe desmascarar! Assuma seu cargo de apoiadora de fascista, se tiver coragem. E aguente as consequências. Outra coisa, EU NÃO ESTOU SÓ! Arrisco minha carreira para impedir que uma colega minha se atire num poço sem fundo.”
Regina Duarte foi convidada para assumir a Secretaria Geral da Cultura depois de Roberto Alvim ser demitido do cargo de secretário por publicar um vídeo com apologias nazistas.
+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições