José Padilha irá dirigir filme sobre a complicada fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil - AP

José Padilha dirigirá filme sobre a tríplice fronteira

Longa de ação terá roteiro de Nick Schenk, responsável por Gran Torino, e irá mostrar um pouco da realidade da divisa entre Brasil, Paraguai e Argentina

Da redação Publicado em 26/05/2011, às 11h02

O brasileiro José Padilha (Tropa de Elite 1 e 2) está envolvido com um projeto de filme sobre a tríplice fronteira, região que liga Brasil, Paraguai e Argentina. Neste local, os rios Iguaçu e Paraná se encontram e tornam o trabalho de policiamento bem difícil, de forma que ele acaba sendo um ambiente bastante propício para a realização de atividades do crime organizado. De acordo com o site da revista The Hollywood Reporter, Padilha está escalado para dirigir a produção, que tem roteiro de Nick Schenk, de Gran Torino. O projeto ganhou o nome de Tri-Border.

Será um filme de ação, com temática política e falado em inglês, com o financiamento vindo do bolso do próprio diretor. A história terá como centro um agente da polícia de combate ao tráfico de drogas de Boston que é mandado, contra sua vontade, para o Paraguai. A operação é uma espécie de castigo para ele, pois prendeu o filho de um senador importante durante uma batida. O agente serve de fio condutor, conforme vai aprendendo como funcionam as regras do lugar. O roteiro explora as minúcias das muitas organizações criminais que atuam no local. Cabe ao protagonista achar o líder dos traficantes para poder voltar para casa.

"A ideia é ter um filme político escondido dentro de um filme de ação", explicou Padilha ao veículo por meio de um e-mail escrito da região retratada no longa, onde está com o roteirista fazendo pesquisa. "Um filme que possa entreter e ensinar sobre a tríplice fronteira e o crime internacional, em geral."

O cineasta também ressaltou que provavelmente este filme terá uma repercussão internacional maior que Tropa de Elite. "São realidades e ambientes diferentes. Na fronteira dos três países, existem agentes variados trabalhando: máfias italiana, chinesa e sérvia, traficantes bolivianos, colombianos e brasileiros, passando por contrabandistas libaneses suspeitos de ajudar o Hamas e o Hezbollah, assim como polícia corrupta e políticos dos três países".

Curiosamente, a polêmica região é tema de outro filme que está sendo preparado por Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror) e Mark Boal. Mas este projeto, intitulado Triple Frontier, foi engavetado, temporariamente, enquanto a dupla trabalha em um longa a respeito das buscas por Osama bin Laden. Saiba mais sobre ele aqui.

jose-padilha tri-border

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja