Cantor e compositor era amigo de Reed e fez versões acústicas para as músicas dele no álbum Lou
Rolling Stone EUA Publicado em 02/03/2014, às 10h39
No começo do ano, o cantor e compositor Joseph Arthur se viu enfiado no estúdio de casa, sentindo saudades da turnê que acabara de terminar e apreensivo a respeito do último show tributo para seu amigo Lou Reed, que morreu em outubro do ano passado. “Eu fui quase sem querer ir”, ele escreve. “Estava cansado de lamentar a morte dele e achava que já tinha passado, mas na verdade, o luto pra valer estava apenas começando”.
Galeria: Imagens de momentos da vida de Lou Reed.
As palavras de Arthur vêm da nota no encarte de sua nova coletânea, Lou, um disco de tributo que conta com a interpretação dele para 12 canções de Lou Reed. Agora é possível ouvir a versão de Arthur para o provável maior clássico de Reed, “Walk On Wild The Side”. À primeira audição, ela pode soar um pouco esquisita, devido à falta do característico baixo em slide, mas fazendo da faixa uma balada ao piano, Arthur dá uma sensação adequada da nostalgia dos anos jovens e selvagens de Reed. Ouça “Walk On Wild The Side” na versão de Arthur:
Depois de fazer uma versão de “Coney Island Baby”, Arthur decidiu gravar o resto de Lou, usando uma única regra: gravar sem bateria e sem eletricidade. “A única maneira que eu sei de dar vida nova a algo tão rico quanto as músicas e gravações de Lou é dando uma abordagem completamente diferente”, ele escreveu. Arthur, que produziu o álbum, manteve o processo o mais simples possível, tentando não superar as originais (“impossível”, ele diz), mas descobrindo coisas novas nelas.
Galeria: Lou Reed - 20 músicas essenciais da lenda do rock
“É estranho divagar sobre a morte, e mais estranho ainda se a morte sobre a qual você está divagando é de uma lenda”, Arthur escreve no encarte. “Você nunca sabe o que é apropriado ou não, o que compartilhar e o que guardar para você. Não há um plano. Eu amei Lou e fomos amigos. A última coisa que eu quero é fazer é usar a vida dele como uma oportunidade, mas ao mesmo tempo, que melhor maneira de honrar o homem e sua música do que celebrá-la, cantá-la e gravá-la?”
Lou tem data de lançamento marcada para o dia 13 de maio.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja