Kim "Dotcom" Schmitz - AP

Juíza da Nova Zelândia decreta que inspeção a Kim Dotcom foi ilegal

Ela determinou que os mandados de busca não eram detalhados o suficiente

Rolling Stone EUA Publicado em 29/06/2012, às 09h26 - Atualizado às 10h54

Uma juíza da Nova Zelândia declarou que as inspeções feitas pelo governo norte-americano a Kim Dotcom, fundador do Megaupload, que terminou com uma grande quantidade de informações e propriedades pessoais sendo confiscadas, foram feitas de forma ilegal. A informação é do site da revista The Hollywood Reporter.

De acordo com a decisão, explicada ao longo de 56 páginas, a juíza Helen Winkelmann determinou que os mandados usados para tal não eram detalhados o suficiente, explicando que um mandado legal deve definir “a extensão da autoridade para procurar e apreender” e informar "à pessoa ou pessoas que estão sendo investigadas os parâmetros da autoridade policial para buscar a apreender bens".

A defesa de Dotcom argumentou que ele não sabia da razão da polícia ter aparecido na casa dele em janeiro e nunca foi informado de que o governo dos Estados Unidos estava iniciando procedimentos contra ele.

A juíza Winkelmann também destacou a linguagem vaga do mandado, que descrevia o crime de Dotcom de maneira simplista, como “infração de direitos autorais”, e problematizou o fato de que cópias dos arquivos de Dotcom foram enviadas para fora do país sem a permissão ou ordens diretas das autoridades responsáveis. Winkelmann ordenou que os itens confiscados e levados para fora da Nova Zelândia sejam devolvidos e impediu que o resto das posses de Dotcom sejam tiradas do país.

Embora a decisão beneficie Dotcom em sua batalha legal, o fundador do Megaupload ainda será julgado em agosto e só então ficará sabendo se será ou não extraditado para os Estados Unidos. Chegando lá, se ele for considerado culpado, poderá ser condenado a até 20 anos de prisão.

Em abril, Dotcom recebeu de volta cerca de US$ 750 mil depois de outra corte da Nova Zelândia ter determinado que as autoridades obtiveram o mandado errado para fazer a busca.

megaupload kim dotcom

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja