- Grupo Tell a Tale (Foto: Reprodução/YouTube)

K-pagode: conheça o pagode coreano que viralizou com o grupo Tell a Tale

A banda sul-coreana faz sucesso com covers de artistas brasileiros de pagode

Camilla Millan Publicado em 08/06/2020, às 07h00

O K-pop, gênero nascido na Coreia do Sul, é mundialmente famoso. Grupos como BTS, BLACKPINK e EXO conquistaram fãs ao redor do mundo, inclusive no Brasil. No entanto, outro estilo musical também tem seguidores nos dois países: o pagode.

+++ LEIA MAIS: J-Hope, do BTS, é o primeiro artista sul-coreano a atingir marca histórica no Spotify

Você já ouviu falar em pagode corano? O gênero musical nascido no Brasil alcançou outros países no mundo, inclusive a Coreia - e um exemplo deste compartilhamento de culturas entre as nações é o grupo Tell a Tale.


A origem do pagode remete à década de 1970, no Rio de Janeiro. Subgênero do samba, o estilo musical popular é característico pelas letras harmoniosas, humoradas e a instrumentação que inclui o famoso cavaquinho, pandeiro e inúmeros outros.

+++LEIA MAIS: Ryan Reynolds tieta estrelas de k-pop EXO: “Faço parte do grupo”

Apesar de caracteristicamente brasileiro, o grupo sul-coreano chamado Tell a Tale ficou famoso nas redes sociais justamente por tocar o gênero musical com muito talento e carisma.

Formada há dois anos pelo percussionista Do Jun Hong, o cantor Kim Wontae e o músico Sebeen, a banda viralizou no YouTube pelos covers de hits do samba e do pagode, como "Coração Radiante", do Grupo Revelação, e "Pé Na Areia", do Diogo Nogueira - todos os vídeos com a tradução da letra em coreano.

+++LEIA MAIS: De quarentena com a Ludmilla: novo EP de pagode, Metallica e La Casa de Papel

 

Com mais de 37 mil inscritos no canal oficial do YouTube e 11 mil seguidores no Instagram -incluindo muitos brasileiros - o Tell a Tale passou a investir na publicação de covers nacionais, incluindo legendas em português para os fãs do país.

 

No início de 2020, o Domingo Espetacular entrevistou o integrante Sebeen, de 21 anos, que passou uma temporada no Brasil com alguns amigos - todos os alunos da Escola da Alegria, uma escola de samba em Seul, capital da Coreia do Sul.

Segundo o músico, apesar de conseguirem fazer os covers das bandas brasileiras, eles não entendem o significado de tudo que cantam, muitas vezes apenas reproduzindo as palavras das canções originais. 

A matéria também conseguiu falar com os outros dois músicos da banda, Kim Wontae e Do Jun Hong. "Escuto samba e pagode o dia todo, todo dia", explicou Wontae sobre a paixão pelo gênero musical.

O artista também explicou que os músicos da banda sabem tocar instrumentos brasileiros há mais de sete anos e deixou uma mensagem para os fãs: "Obrigado por escutar nossas músicas sem preconceito e por serem tão gentis com a gente. Nós queremos tocar no Brasil para vocês. Por favor, nos convide!".

Nas redes sociais e YouTube, a banda já compartilhou covers de “Lancinho”, da Turma do Pagode, “É Tarde Demais”, do Raça Negra, "Outdoor", do Alexandre Pires, e "Não Precisa Mudar", de Ivete Sangalo e Saulo Fernandes

+++LEIA MAIS: Governador de Goiás alerta sobre doação falsa em nome dele na live de Wesley Safadão e Raça Negra

Além de covers, os músicos do Tell a Tale compõem canções autorais de samba e pagode, e provam que o gênero musical realmente ultrapassa oceanos.

Nas redes sociais, os músicos coreanos do Tell a Tale fazem sucesso, com usuários comentando até a troca de culturas: “O brasileiro adora o k-pop e os coreanos adoram o pagode. Química é isso”.

O brasileiro adora o k-pop e os koreanos adoram o pagode quimica é isso. https://t.co/5Kv63iSBn5 via @YouTube

— Escaralhado (@BT_Fernandes) May 24, 2020

Outros usuários no Twitter indicam o Tell a Tale e elogiam o grupo: “Pesquisem Tell a Tale no YouTube, é incrível, juro”. Outro perfil comentou: “Não sabia até hoje que precisava de K-Pagode na minha vida”.

Não sabia até hoje que precisava de K-pagode na minha vidahttps://t.co/j2OOaBtNnN

— Yo no lo conozco señor ¯\_(ツ)_/¯ (@Elpansera) May 18, 2020

+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE

música banda notícia tell a tale pagode coreano k-pagode

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja