A tatuadora está sendo acusada de tatuar a famosa foto em um amigo sem o devido crédito ou compensação ao fotógrafo
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 24/01/2024, às 13h14
Kat Von D, famosa tatuadora e personalidade da mídia, teve que comparecer a um tribunal federal na cidade de Los Angeles. A artista foi se defender de um processo por violação de direitos autorais. Ela fez uma tatuagem a de um retrato do trompetista e compositor Miles Davis, mas não creditou ou compensou o responsável pela foto, Jeffrey Sedlik.
Durante a audiência, o advogado da estrela dos reality shows LA Ink (2007) e Miami Ink (2005), disse que usou a famosa foto para “inspiração” enquanto ela criava um trabalho “completamente diferente” no braço de sua amiga. Ele ainda disse que a tatuadora não cobrou pelo trabalho, que foi feito há sete anos.
+++LEIA MAIS: Mulher faz tatuagem de cena do cemitério de Saltburn: 'Uma bela representação da dor'
A foto de 1989, feita por Sedlik, mostra Davis olhando diretamente para as lentes da câmera enquanto leva um dedo aos lábios, no que o fotógrafo descreveu na terça-feira como um gesto “shhh”. Foi publicada pela primeira vez na capa da revista JAZZIZ em agosto de 1989 e registrado no United States Copyright Office em 1994.
“Vocês verão que há muitas diferenças”, disse o advogado de Von D, Allen B. Grodsky, durante a defesa. Ele apontou “diferenças na posição e formato das sombras, diferença no uso da luz, diferença no penteado, diferenças no formato e na representação dos olhos”. Ele disse aina que a tatuage não tinha jaqueta nem fundo preto. “A interpretação de Miles Davis feita por Kat Von D tinha um sentimento mais melancólico do que o do Sr. Sedlik”, argumentou seu advogado. “E você verá que tem movimento que não é encontrado no dele. Kat Von D não tentou monetizar a tatuagem de forma alguma. Ela não fez fotos das gravuras que vendeu. Ela não vendia camisetas ou canecas. Ela não vendia produtos de forma alguma.”
+++LEIA MAIS: A veterana banda de metal onde nenhum integrante tem tatuagem
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja