Álbum lançado pelo rapper em 2017 é o primeiro vencedor fora da música clássica e do jazz
Redação Publicado em 16/04/2018, às 16h44 - Atualizado às 16h49
O rapper Kendrick Lamar é o vencedor da categoria musical do prêmio Pulitzer de 2018. A notícia foi dada na tarde desta segunda, 16, e divulgada por um tuíte do perfil oficial do Pulitzer: “Kendrick Lamar foi honrado com o prêmio Pulitzer de 2018 em música”. Veja abaixo.
Congratulations to @kendricklamar, @dangerookipawaa and @Interscope! #Pulitzerpic.twitter.com/fFQBYnoW9F
— The Pulitzer Prizes (@PulitzerPrizes) April 16, 2018
Lamar, que faturou a honraria com o disco DAMN., lançado no ano passado, é o primeiro rapper a ganhar um Pulitzer. Mais que isso: o MC de Compton (na Califórnia, Estados Unidos) é o primeiro artista fora da música clássica e do jazz a receber o prêmio na categoria. Segundo o Pulitzer, o disco “captura a complexidade da vida afro-americana moderna nos Estados Unidos”.
Entrevista RS | Kendrick Lamar: O Rei Humilde
Lançado em 2017, DAMN. é o quarto disco de estúdio da discografia “oficial” de Lamar, dando sequência a Section.80 (2011), good kid, m.A.A.d city (2012) e To Pimp a Butterfly (2015). Com participações de U2 e Rihanna, entre outros, o LP foi aclamado pela crítica e também foi um dos líderes de venda no ano. No último Grammy, contudo, DAMN. foi preterido na categoria principal, de Álbum do Ano.
O Pulitzer é um dos mais importantes prêmios relacionados ao jornalismo dos Estados Unidos. A premiação existe desde 1917, e além dos prêmios jornalísticos de música, também inclui as categorias de poesia, fotografia e artes. O nome é uma homenagem ao jornalista Joseph Pulitzer, um dos primeiros defensores do ensino universitário à categoria.
Dois anos sem Gal Costa: Gilberto Gil e Maria Bethânia fazem homenagens
Tony Todd, ator de Premonição e Candyman, morre aos 69 anos
Any Gabrielly fala de amizade com Bruno Mars e revela já ter cantado com ele
Alice Fromer lança música inédita de Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes
James Van Der Beek, de Dawson's Creek, fala sobre diagnóstico de câncer colorretal
Em estreia solo, Jerry Cantrell promete show mais longo no Brasil: 'tocar até cair'