- Alba Flores como Nairóbi em La Casa de Papel (Foto: Reprodução)

La Casa de Papel: 6 momentos icônicos em que Nairóbi ensinou sobre feminismo e sororidade

Em diversos momentos, a personagem incentiva as mulheres e repreende o comportamento machista dos homens ao redor dela

Julia Harumi Morita Publicado em 12/04/2020, às 12h00

[Atenção: esta publicação contém spoilers de La Casa de Papel]

Nairóbi é uma das personagens mais queridas de La Casa de Papel. A crimonosa, cujo nome verdadeiro é Ágata Jiménez, é responsável por encorajar o grupo de assaltantes nas horas mais difíceis, além de ser a falsificadora oficial do grupo.

Nos discursos motivadores ou nos conselhos, Nairóbi não deixa de falar sobre feminismo e expressar apoio às mulheres. A assaltante também não pensa duas vezes em responder um comentário machista e assumir o poder no lugar dos homens. 

Recentemente a Netflix lançou a Parte 4 da série na plataforma de streaming e revelou o futuro da personagem - que não terminou nada bem na terceira temporada. E nós separamos os principais momentos em que Nairóbi ensinou sobre feminismo e sororidade. Confira:

“A p*** que manda”

Logo na primeira temporada, Nairóbi dá conselhos à Alison Parker sobre autoconfiança. A personagem pede para a jovem se olhar no espelho e dizer em voz alta: “Eu sou a p*** que manda”. 

Mais tarde, Nairóbi recebe o mesmo título e, após muitos tiros, brigas e ameaças, a frase aparece novamente escrita no caixão da personagem durante o funeral improvisado na frente do Banco da Espanha. (Foto: Reprodução)

+++ LEIA MAIS: La Casa de Papel: 4 perguntas que precisam ser respondidas na 5ª temporada


“Comece o matriarcado”

Uma das cenas mais clássicas da série acontece na primeira temporada durante o assalto à Casa da Moeda. Após Berlim descumprir as instruções do plano e causar conflitos entre os colegas, Nairóbi se nomeia comandante do assalto e diz para o Professor: “Comece o matriarcado”. (Foto: Reprodução)

+++ LEIA MAIS: Fãs imaginam outro final para La Casa de Papel que teria salvado [SPOILER]; veja


A briga de Denver e Monica

Antes de assaltarem o Banco da Espanha, Denver tenta convencer Monica a não participar do crime para cuidar do filho. Ao escutar a discussão, Nairóbi não pensa duas vezes em se intrometer e dizer que ali não há espaço para o patriarcado. (Foto: Reprodução)

+++LEIA MAIS: 5 personagens mestres no home office: do Alfred de Batman, ao Professor de La Casa de Papel


O comentário de Bogotá

Após pegarem as primeiras barras de ouro, Bogotá diz para Nairóbi que a bunda dela fica bonita com a roupa de mergulho. Extremamente incomodada, Nairóbi diz: “Eu não estou rindo. Por que fala assim? Por que? Aqui, eu sou sua chefe. Não vamos nos desrespeitar”.  (Foto: Reprodução)

+++LEIA MAIS: Acabou La Casa de Papel? Netflix indica 6 produções para quem maratonou a quarta temporada


Quando consola Tóquio em relação ao sequestro de Rio

Durante o treinamento para o assalto no Banco da Espanha, Tóquio confessa para Nairóbi que se sente culpada pelo sequestro de Rio - afinal, o parceiro não seria capturado se não tivesse tentado fazer contato por telefone após a partida dela da ilha.

Mas Nairóbi relembra a amiga que é é livre para fazer as próprias escolhas e diz: “Você é uma mulher livre. É livre para ir em uma festa, é livre para sair de uma ilha e é livre para sair do planeta se quiser”. (Foto: Reprodução)

+++LEIA MAIS: La Casa De Papel divide o Twitter para escolher quem é o pior: Arturo, Alicia ou Gandia


“Porque temos que viver, senhores!”

Após se recuperar da cirurgia no pulmão, Nairóbi desce novamente para o local de fundição e ordena que a equipe volte ao trabalho. Mas os reféns dizem que estão com medo de derreter o ouro enquanto Gandía estiver solto. Então, a personagem explica que as mulheres, por exemplo, sempre estão com medo, mas vivem do mesmo jeito.

“Sabe o que dá muito medo também? Andar sozinha de noite na rua. Mas nós, mulheres, seguimos em frente. Pegue o medo pela mão e continue vivendo. Porque temos que viver, senhores!” (Foto: Reprodução)

+++LEIA MAIS: Os 3 assaltantes mais inúteis da 4ª temporada de La Casa de Papel


+++ DISCOGRAFIA DO THE STROKES: OS ALTOS E BAIXOS DOS ARRUACEIROS DE NOVA YORK 

série notícia personagem la casa de papel feminismo nairóbi sororidade

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições