Músicos sem contratos com gravadoras ganharão US$0.005 cada vez que suas músicas forem tocadas
Da redação Publicado em 14/07/2008, às 16h28 - Atualizado às 16h40
O site de relacionamento musical Last.fm anunciou que começa a pagar direitos autorais para artistas sem contrato com gravadoras a partir desta segunda-feira, 14. O serviço havia sido anunciado em janeiro deste ano, mas só agora foi colocado em prática pela rede social.
O Artist Royalty Program funciona a partir da demanda pelas canções das bandas independentes. Quanto mais forem tocadas, mais o artista ganha. Porém, o Last.fm não vai pagar quando a música for baixada, como é o mecanismo do Download Remunerado, do portal brasileiro TramaVirtual.
Qualquer banda pode colocar suas músicas e se inscrever no programa de pagamento de royalties da rede social. É necessário que o compositor detenha os direitos por suas canções para evitar problemas legais. Para se cadastrar no Artist Royalty Program, clique aqui.
Cada vez que uma música for tocada, o usuário ganha aproximadamente US$0.005. Em outras palavras, para ganhar 5 dólares, o artista independente precisa ter sua canção acessada mil vezes.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja