- Lauryn Hill e Pras Michel fizeram sucesso como integrantes do Fugees (Foto: Gie Knaeps/Getty Images)
FUGEES

Lauryn Hill é processada por fraude e quebra de contrato por Pras Michel

Decisão de Pras Michel surgiu após cancelamento de turnê de reunião do Fugees, grupo musical que formava com Lauryn Hill e Wyclef Jean

Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 01/10/2024, às 14h47

Conhecido por formar o icônico grupo musical estadunidense Fugees ao lado de Lauryn Hill e Wyclef Jean, Pras Michel processou a colega de banda. Ele a acusou de fraude e quebra de contrato, por exemplo. As informações são da Variety.

Aberta nesta terça, 1º de outubro de 2024, no Distrito Sul de Nova York, a ação legal foi motivada pela curta turnê do grupo em 2023, que foi cancelada um ano depois. Michel alega como Hill administrou gravemente mal a configuração, o marketing e o orçamento da série de shows de 2023, descrita como “uma tentativa velada e tortuosa de fazer um grande sucesso para si mesma."

+++LEIA MAIS: Pras Michel sobre turnê cancelada dos Fugees: 'Minha frustração era pelos fãs'

Além disso, o rapper comentou como a colega de Fugees supostamente desviou secretamente o dinheiro das garantias da turnê. Outras acusações incluem fraude, fraude no incentivo, violação do dever fiduciário, quebra de contrato, contabilidade e recusa em permitir uma auditoria da viagem do grupo.

O processo de Pras Michel ainda diz que a turnê Fugees de 2023 deveria ter sido "grande sucesso comercial, porque a maioria dos shows de toda a turnê em arenas estavam esgotados antecipadamente." Porém, ele teria saído de mãos vazias porque Lauryn Hill controlava o orçamento da turnê "que estava tão inchado com despesas desnecessárias e, provavelmente fictícias, que parecia projetado para perder dinheiro."

+++LEIA MAIS: Lauryn Hill atrasa show e diz que público tem 'sorte' por ela aparecer

Até o fim da turnê foi considerado uma "grave tensão vocal," porque a cantora cancelou abrupta e unilateralmente a segunda metade em novembro de 2023. Hill ainda é descrita como um lobo em pele de cordeiro com "tendências narcisistas."

"A arrogância de Hill foi novamente demonstrada quando ela rejeitou unilateralmente uma oferta de US$ 5 milhões [para tocar no Coachella]. A razão foi que o ego dela estava ferido, já que o grupo No Doubt receberia o maior faturamento em relação aos Fugees na noite de seu show," afirma o processo.

Hill nunca contou a Pras sobre a oferta ou que ela a havia rejeitado. Pras só soube disso quando já era tarde demais, depois que Hill, em uma surpreendente demonstração de arrogância, perguntou a Pras se ele concordaria em tocar algumas músicas dos Fugees de graça como banda de abertura para seu filho, YG Marley, que estava escalado para se apresentar no mesmo festival Coachella.

+++LEIA MAIS: Álbum de Lauryn Hill é eleito como melhor de todos os tempos em lista sem brasileiros

A denúncia ainda comenta como Lauryn Hill propôs a reunião do Fugees após uma turnê solo fracassada para Wyclef Jean, que repassou a ideia para Pras Michel: "[Ela] percebeu que a única chance para ela se apresentar em locais do tamanho de uma arena e alimentar seu ego insaciável seria se reunir com Michel e Jean e classificar a turnê do 25º aniversário como uma turnê."

Cantora processo Turnê reunião fugees lauryn hill wyclef jean Pras Michel

Leia também

Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer


Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez


Mu540 é apontado como um dos DJ’s mais inovadores da cena internacional de 2024


CJota celebra lançamento de Traumas e Vícios (Deluxe) com show em São Paulo