LENDA DO ROCK

Leia o humilde discurso de Ozzy Osbourne no Hall da Fama do Rock and Roll

O reconhecimento marcou a segunda vez que o cantor foi introduzido no Hall da Fama do Rock, após sua introdução como membro do Black Sabbath em 2006

Por Kory Grow, da Rolling Stone

Publicado em 20/10/2024, às 12h16
COMPARTILHE
- Jack Black e Ozzy Osbourne (Foto: Jeff Kravitz/FilmMagic)

Artigo publicado em 20 de outubro de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.

No sábado, o Rock & Roll Hall of Fame incluiu Ozzy Osbourne como artista solo. Foi a segunda vez que a instituição reconheceu o cantor, após sua entrada como membro do Black Sabbath em 2006.

A homenagem já era mais que merecida. Osbourne fez um dos retornos mais incríveis do rock após ser demitido pelo Black Sabbath em 1979. Com a ajuda do guitarrista Randy Rhoads, que foi incluído postumamente no Rock Hall em 2021, ele gravou músicas enérgicas e quase góticas como "Crazy Train", "Mr. Crowley" e "Flying High Again", que o ajudaram a eclipsar a carreira do Sabbath comercialmente. Ele manteve seu ímpeto, fazendo discos de ouro e platina, tocando em shows e aparecendo na TV com sua família em The Osbournes. Seu álbum mais recente, Patient Number 9 (2022), ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Rock.

+++LEIA MAIS: A história da treta entre Iron Maiden e Ozzy e Sharon Osbourne

O Rock Hall homenageou Osbourne, que estava elegível para a indução como artista solo desde 2006, com uma performance repleta de estrelas que contou com Billy Idol, Jelly Roll e Maynard James Keenan do Tool cantando suas músicas. Toda a pompa significou que Osbourne teve que fazer algo que ele admitidamente não se sente confortável em fazer: dar um discurso. "Não sou bom em fazer discursos", disse ele à Rolling Stone em abril. "Não gosto de fazer discursos. Acabo balbuciando. Só posso tentar." (Ele também observou que está em boa companhia nesse quesito: "Bob Dylan também não gosta de fazer discursos", afirmou.)

Apesar de sua relutância, Osbourne falou do coração após um discurso de introdução de Jack Black. Aqui está o que Osbourne tinha a dizer.

++++LEIA MAIS: De Andre Matos a Ozzy Osbourne: 5 biografias de grandes lendas do metal

"Amo vocês p***a.

Bem, aqui estamos. Sabem de uma coisa? Eu mesmo não consigo acreditar que estou aqui. Deixe-me agradecer primeiro, porque não vou aborrecer vocês com um monólogo longo e arrastado. Gostaria de agradecer a quem quer que tenha votado em mim para o Rock and Roll Hall of Fame pelo meu trabalho solo. Um grande agradecimento. Obrigado do fundo do meu coração. Obrigado. Obrigado. Obrigado.

++++LEIA MAIS: Ozzy Osbourne revela que não está totalmente sóbrio e admite tentação por drogas mais fortes

Meus fãs têm sido tão leais a mim ao longo dos anos, não posso agradecê-los o suficiente. Tive a sorte ao longo dos anos de tocar com alguns dos maiores guitarristas, bateristas, baixistas do mundo, e alguns deles estão aqui esta noite. Mas tenho que dizer uma coisa por um cara chamado Randy Rhoads. Se eu não tivesse conhecido Randy Rhoads, acho que não estaria aqui agora. E mais do que isso, minha esposa Sharon. Salvou minha vida. E meus netinhos e meus filhos. Amo todos eles.

Então, com tudo isso, vou continuar com o show e devolver o microfone ao Jack [Black].

+++LEIA MAIS: Como Ozzy Osbourne 'superou' Nikki Sixx após cheirar formiga, segundo Tommy Lee

TAGS: Ozzy Osbourne, black sabbath, hall da fama do rock, jack black, Sharon, Randy Rhoads