Outras atrizes indígenas já foram indicadas, mas Gladstone é a primeira vinda das terras hoje ocupadas pelos Estados Unidos
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 23/01/2024, às 17h24
Lily Gladsone é definitivamente um dos grandes destaques da temporada premiações por seu trabalho em Assassinos da Lua das Flores (2023) de Martin Scorsese. Nesta terça, 23, a atriz fez história ao ser indicada ao Oscar de melhor atriz. Ela é a primeira atriz nativa americana a conquistar o feito.
Já tivemos outras atrizes indígenas concorrendo a mesma categoria, como Keisha Castle-Hughes, que é Maori e foi indicada por Encantadora de Baleias (2002). Yalitza Aparicio, nativa mexicana, também foi indicada por seu papel em Roma (2018). Do lado dos atores, Graham Greene, das Primeiras Nações, foi indicado por Dança com Lobos (1990). Gladstone, no entanto, é a primeira indígena vinda das terras que hoje formam os Estados Unidos a receber uma indicação como essa.
+++LEIA MAIS: Scorsese explica final divisivo de Assassinos da Lua das Flores
Em Assassinos da Lua das Flores, a atriz interpreta Mollie Burkhart, uma mulher Osage casada com um cúmplice importante no assassinato sistemático do povo Osage na década de 1920. Desde o lançamento do filme, a atriz vem sendo elogiada pela crítica e acumulando indicações nas mais diversas premiações da temporada.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer