O ator falou da carreira do amigo e dos desafios do atual cenário brasileiro
Redação Publicado em 06/05/2020, às 09h51
Lima Duarte gravou um vídeo emocionante sobre a morte do amigo Flávio Migliaccio, que foi encontrado morto aos 85 anos na última segunda-feira, 4. Publicado na coluna do Mauricio Stycer, no Uol, o arquivo mostra o ator relembrando a carreira do colega de profissão e os desafios vividos durante a ditadura militar no Brasil.
“Eu te entendo, Migliaccio, porque eu, como você, sou do Teatro de Arena, com Paulo José, Chico de Assis, com o [Gianfrancesco] Guarnieri. Foi lá que aprendemos com o [Augusto] Boal que era preciso, era urgente que se pusesse o brasileiro em cena”, disse Duarte.
+++ LEIA MAIS: Morre o ator brasileiro Flávio Migliaccio aos 85 anos
Ele completou: “Era urgente que se colocasse um homem brasileiro em cena com o seu falar, com o seu sentir, com o seu jeitão. A alma brasileira, você foi um mestre, você conseguiu colocar e eu também [...] Foi linda essa viagem, essa aventura foi espetacular”.
Duarte também comentou o atual cenário brasileiro que se assemelha ao dos anos 1960 e confessou não ter coragem como o amigo - que teve a morte registrada como suicídio no boletim de ocorrência feito no 35º Batalhão de Polícia Militar -, mas avisou que, em breve, eles se encontrarão novamente.
"Agora, quando sentimos o hálito putrefato de 64, o bafio terrível de 68, agora, 56 anos depois, quando eles promovem a devastação dos velhos, não podemos mais. Eu não tive a coragem que você teve [...] Mas me espere, amigo, eu vou logo”.
Por fim, o ator citou uma das frases do personagem Pedro Jáqueras, da peça Os Fuzis da Senhora Carrar, escrita por Bertolt Brecht, em 1937: “Os que lavam as mãos, o fazem numa bacia de sangue”.
Assista ao vídeo de Lima Duarte:
+++ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja