Na primeira edição comandada por Paulo Borges, semana de moda enxugará número de desfiles
Da redação Publicado em 04/05/2009, às 14h24
Das 45 marcas que figuravam no calendário do Fashion Rio, é possível que menos de 40 tenham vez nas passarelas em 2009, na primeira edição do evento sob comando de Paulo Borges. No mês passado, o diretor geral da São Paulo Fashion Week tomou o lugar de Eloysa Simão à frente da semana carioca - ela, por sua vez, acabou convidada para integrar o time do Rio Summer, criada pelo empresário baiano Nizan Guanaes, em 2008.
Segundo o site Chic (comandado pela jornalista e consultora de moda Gloria Kalil), a drástica redução não é novidade da nova equipe com as rédeas da 15ª edição do Fashion Rio. Quem liberou a informação foi Jacqueline de Biase, estilista responsável pela coleção da marca de moda praia Salinas. "A antiga organização já tinha me comunicado que o calendário ia diminuir, porque muitas grifes que desfilavam eram inexpressivas e também haveria uma redução no número de dias do Fashion Rio", contou.
A designer antecipou ainda que o novo espaço - o evento vai migrar da Marina da Glória para o Pier Mauá - contará com duas salas de desfile (uma com capacidade para mil pessoas; a outra, menor), além de um "espaço externo, para quem quiser desfilar à luz do dia". Na edição mais recente, ocorrida em janeiro, os jardins da Marina abrigaram as tendas Copacabana, Corcovado e Ipanema. Integrado ao Porto do Rio de Janeiro, no centro da cidade, o Pier Mauá tem cerca de 35 mil m² de área descoberta e passa por um processo de revitalização.
Os estilistas ainda não estão a par dos dias e locais de cada apresentação, embora falte pouco mais de um mês para os desfiles, antecipados para o período entre 5 a 10 de junho, por conta do feriado de Corpus Christi, no dia 11 (anteriormente, a semana aconteceria entre 7 e 12 do mesmo mês).
A Lilica Ripilica, marca infantil de um dos patrocinadores do antigo modelo do Fashion Rio, está fora do line-up. Outra ausência dada como certa é a Koolture. A confecção moderninha, pilotada por Daniela Conolly, mostrou uma camiseta com estampa de Kurt Cobain em coleção influenciada pelo rock 'n' roll na semana carioca de moda do outono/inverno 2009.
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