New Order no Lollapalooza 2014 - MROSSI/T4F

Lollapalooza 2014: New Order fala espanhol, homenageia Ian Curtis e encerra festival

Gafes do vocalista Bernard Sumner prejudicaram interações com o público

Luísa Jubilut Publicado em 06/04/2014, às 23h19 - Atualizado em 14/04/2014, às 14h12

“Reflektor”, do Arcade Fire, fez companhia ao público que aguardava o New Order. A banda entrou em cena às 21h33 neste domingo, 6, no Palco Interlagos. “Nós somos o New Order!”, gritou Bernard Sumner. “Nós estamos em São Paulo! Nós estamos no Brasil!” A série de anúncios redundantes terminou com uma menção a Manchester – cidade onde o grupo, formado por remanescentes do Joy Division, se conheceu.

Depois de “Elegia” e “Crystal”, veio a primeira gafe da noite. O “muchas gracias” de Sumner foi seguido por silêncio desconfortável. “Nós amamos o Brasil”, tentou consertar. “Nós amamos caipirinhas e mojitos, e bife.”

“Transmission” foi a primeira do Joy Division da noite, seguida por “Singularity”, tocada pela primeira vez no Lollapalooza Chile e erroneamente divulgada pela mídia como “Drop The Guitar”. “O nome desta música é ‘Singularity’, e não porra de ‘Drop The Guitar’, reclamou.” O vocalista ainda fez questão de soletrar o título ao final da música e reforçar: “Cheque na Wikipédia.”

“Cerimony” e “Age Of Consent” colocaram o público, ainda intimidado pela antipatia de Sumners, para dançar. “Muchas gracias, thank you, obrigado”, disse depois de “Your Silent Face”.

As favoritas do público foram, definitivamente, “Bizarre Love Triangle” e “Blue Monday”. Durante a segunda faixa, pela ela primeira (e única) vez, a plateia pode testemunhar um sorriso de Gillian Gilbert quando Sumner assumiu o teclado e começou um solo brincalhão que continuou após o término da faixa.

Depois de “Temptation”, o vocalista se despediu pelo grupo – também composto por Tom Chapman, Stephen Morris e Phil Cunningham - e deixou o palco com os companheiros de banda. A multidão não esperou pelo “bis Joy Division” e se dispersou antes de “Atmosphere”, que contou com um vídeo em homenagem a Ian Curtis, morto em 1980, e o show de fogos de artifício do festival. “Love Will Tear Us Apart” tentou retomar a energia de “Blue Monday” mas, às 22h12, o público estava mais interessado em voltar para casa.

new order lollapalooza 2014

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja