- Arnaldo Antunes dos Tribalistas no Palco Budweiser do Lollapalooza 2019 (Foto: Mila Maluhy)

Lollapalooza 2019: Tribalistas sobrevivem à falhas técnicas com show político, sem pesar demais

Pop conscientizado de Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes chega no início da noite do festival

Pedro Antunes Publicado em 05/04/2019, às 19h12

“Somos um só”, cantam os Tribalistas. Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes cantam juntos. São um só. Uma voz única a destilar um discurso pop político deliciosamente coerente com o momento do Brasil, no início de noite desta sexta-feira, 5, na primeira data de Lollapalooza 2019.

No Autódromo de Interlagos, o trio encarou dificuldades logo no início da apresentação. As músicas “Tribalistas” e “Carnavália”, primeiras do show, foram diretamente prejudicadas por um problema técnico do palco principal do festival, o Palco Budweiser. O som falhava, criando espaços de silêncio durante as músicas. O trio talvez nem tenha percebido, já que o retorno para eles parecia funcionar bem.

+++ Tudo sobre o Lollapalooza 2019: shows imperdíveis, revelações e dicas de sobrevivência

Isso de nada afetou o show dos Tribalistas no Lollapalooza 2019, é importante dizer. “É uma alegria estar aqui juntando todas as tribos”, disse Arnaldo, ao explicar que esse era o último show de uma bem-sucedida turnê do grupo, depois de passagens pelos Estados Unidos, Europa e estádios no Brasil.

Políticos, mas com doçura, Marisa, Arnaldo e Carlinhos passeiam pelo repertório construído em dois discos do muitíssimo bem-sucedido projeto iniciado de forma despretenciosa em 2002, com o primeiro disco, e seguido em 2017, com um novo álbum.

+++ Conheça todas as bandas brasileiras que estarão no Lollapalooza 2019

Com um pop tropical futurista, da estética do figurino às compaixões modernas e tradicionais ao mesmo tempo, o grupo navegou por mares intranquilos de composições com peso social importante que qualquer banda gringa jamais faria. O que mostra a importância de se ter um artista nacional em um horário mais nobre.

Três personalidades artísticas distintas, Marisa, Arnaldo e Carlinhos se completam. O último com o ritmo que faz poesia, o segundo, com a poesia concretista, ela, Marisa, com a sensibilidade aguçada e versos incisivos.

Com “Amor I Love You” e “Depois”, o grupo expôs a capacidade do trio em caminhar por trechos mais calmos, de contemplação e coração partido. Ainda assim, gritos contra o presidente Jair Bolsonaro são ouvidos nos intervalos entre as canções.

É o primeiro Lollapalooza com o novo presidente do Brasil e o país Lollapalooza deixa seu recado sempre que pode.

+++ Lollapalooza 2019: Portugal. The Man chama índio para discursar e critica medidas do governo

música notícia Arnaldo Antunes Carlinhos Brown marisa monte Tribalistas

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer