A cantora incluiu referências culturais de Parintins durante apresentação em Manaus, mas sem autorização da agremiação
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin) Publicado em 22/10/2024, às 15h22
A cantora Ludmilla está enfrentando um processo judicial após utilizar uma representação não autorizada do Boi Garantido em seu show, realizado no último domingo, 20 de outubro de 2024, em Manaus. O evento, que prestava homenagem à cultura local da região Norte, trouxe representações dos bois bumbás em seu palco, incluindo o Boi Caprichoso, tradicional rival do Boi Garantido no Festival de Parintins.
Durante o show, Ludmilla interagiu com os dois bois no palco, em uma tentativa de homenagear a cultura folclórica da região. No entanto, a utilização do Boi Garantido sem autorização formal levou a associação a buscar medidas legais contra a artista.
Segundo a agremiação, a proposta para uso do símbolo foi recusada pela direção, mas, durante o show, a artista apareceu com uma réplica idêntica ao Boi Garantido. A associação Boi Garantido afirmou, em nota à imprensa, que foi consultada pela produção do evento, mas não autorizou o uso de sua imagem no show.
Esclarecemos que, embora a associação tenha sido consultada, a proposta apresentada para a produção do evento foi recusada. A contratação subsequente de um boi não-oficial ocorreu sem o conhecimento e autorização da diretoria do Boi-Bumbá Garantido.
Em casos de uso indevido ou participação sem autorização, serão adotadas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.
O Festival de Parintins, um dos maiores eventos culturais do Brasil, é conhecido pela rivalidade entre as agremiações Boi Garantido e Boi Caprichoso, símbolos fortes da cultura do boi bumbá na Amazônia.
Até o momento, a assessoria de imprensa de Ludmilla não comentou sobre o processo.
Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP
Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'
Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro