Em entrevista nesta terça, 6, o ex-presidente Lula criticou voto impresso, defendido por Jair Bolsonaro, e o comparou à volta de época dos dinossauros
Redação Publicado em 06/07/2021, às 11h55
Jair Bolsonaro (sem partido) é um dos grandes defensores do voto impresso, ao afirmar que as urnas eletrônicas são fraudulentas. Lula (PT), contudo, acredita que a mudança no sistema eleitoral brasileiro é como “voltar à época dos dinossauros.”
Em entrevista à Rádio Salvador FM (via UOL), Lula criticou a medida, atualmente discutida no Congresso: "Voto impresso é voltar para época dos dinossauros. Vamos ser francos: se fosse possível roubar com o voto eletrônico, eu teria sido o presidente da República neste país? Teria ganhado duas eleições, a Dilma [Rousseff] teria ganhado duas eleições? Acho que não."
+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a falar em 'fraude' no sistema eleitoral brasileiro
Apesar de não apresentar provas, Bolsonaro afirma que o voto eletrônico aumenta a possibilidade de fraudes. Para Lula, o fato de ter se elegido presidente do Brasil prova que o sistema eleitoral é seguro:
“Eu era contra o voto eletrônico no começo, e fiquei favorável porque ele permitiu pela 1ª vez que um metalúrgico chegasse a presidente da República, que uma mulher que foi presa política fosse presidente. Por que vou duvidar? Esse voto é muito mais limpo do que no do papel. Voto no papel vão roubar urna, como sempre roubaram no Brasil, vão falsificar voto como sempre falsificaram,” declarou.
+++LEIA MAIS: Lula rebate Bolsonaro: 'Acha que eu tenho medo dele?'
O ex-presidente continuou: "Não precisamos mexer no que funciona. Até hoje não tem uma única prova de roubo em voto eletrônico. A hora que tiver, a gente muda o voto. Agora tentar mudar a pretexto de criar confusão como quer o atual presidente?"
Em 2020, Bolsonaro disse que não venceu as eleições presidenciais de 2018 no primeiro turno porque o sistema eleitoral brasileiro teria sido alvo de fraudes. O atual presidente, contudo, nunca apresentou indícios dessas irregularidades.
Lula rebateu as declarações de Jair Bolsonaro, e afirmou que a verdadeira frauda nas eleições de 2018 foi a disseminação de fake news, responsável por prejudicar o então candidato Fernando Haddad (PT):
"Não é possível uma pessoa dessa inventar a história de que se não for papel vai ser roubado. A única eleição roubada foi a dele, foi feita na base do fake news, na quantidade de mentiras, não participou de nenhum debate. Não se inventa e não se brinca com o povo como esse cidadão está fazendo de forma desrespeitosa, achando que todo mundo é tonto e imbecil, que sé ele é esperto e malandro," concluiu.
+++LEIA MAIS: Oposição protocola 'superpedido' de impeachment contra Bolsonaro; entenda
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja