Marcos Valle e Stacey Kent - Divulgação

Marcos Valle e Stacey Kent se apresentam juntos em São Paulo

Brasileiro e norte-americana mostram em show no novo CD e DVD

Paulo Cavalcanti Publicado em 04/08/2016, às 18h42 - Atualizado às 18h54

Há várias décadas que Marcos Valle, mestre da bossa nova, do groove e da pilantragem, é um dos nomes da música brasileira que mais fazem sucesso no exterior, especialmente na Europa e no Japão. Paralelamente, a norte-americana Stacey Kent, treinada em jazz, tem se mostrado cada vez mais fanática pela música brasileira. Há algum tempo os dois estão trabalhando juntos e, em 2013, lançaram o CD Marcos Valle & Stacey Kent - Ao Vivo. Agora, Valle e Stacey estão com um novo projeto, Live at Birdland – New York City, um combo reunindo CD e DVD que sai pela Sony Music. Nesta quinta, 4, Valle e Stacey apresentam o projeto ao vivo no Teatro Bradesco, em São Paulo, em uma noite que ainda contará com a participação de Edu Lobo e Dori Caymmi, velhos amigos de Valle.

Marcos Valle esclarece que este lançamento é diferente do disco ao vivo anterior. “Para mim, Birdland é um lugar muito especial, um dos grandes templos do jazz do mundo. Isso faz toda a diferença”, disse. Mas ele também informa que o DVD é essencial por registrar a química que há entre eles. “A Stacey é muito doce”, fala. “As imagens se tornam essenciais por registrar a cumplicidade que eu e ela temos no palco. Não tem nada melhor do que a troca de olhares.” Uma das atrações do DVD é o documentário From Tokyo to New York, que mostra a jornada da parceria Valle e Stacey. Ele foi dirigido por Charles Gavin e Valle diz que o resultado superou as expectativas. “O Charles é muito minucioso. Já tinha trabalhado com ele quando lançamos uma caixa com os meus discos da fase EMI-Odeon. A idéia para o DVD surgiu em um almoço com ele e logo já estávamos colocando tudo em prática”, conta.

O CD também tem um grande atrativo: trata-se do registro em estúdio para a faixa “Amado Demais”, a primeira e única parceria reunindo Marcos Valle e Vinicius de Moraes. Mas ela não foi feita na época e o músico explica como tudo aconteceu: “Eu e o Vinicius éramos amigos, sempre nos encontrávamos na noite do Rio. Mas eu não me sentia à vontade de pedir para escrever com ele – afinal, ele já tinha como parceiros Tom Jobim, Baden Powell e Carlinhos Lyra. E eu escrevia com meu irmão Paulo Sérgio. Uma vez, no final dos anos 1960, eu e o Poetinha até brincamos sobre isso.” Mas recentemente entrou na jogada o amigo Carlos Lyra. Ele mostrou a Valle uma letra que Vinicius havia dado para que ele musicasse – o que nunca aconteceu. “Então, o Carlinhos me entregou esta letra para que eu criasse uma melodia. Imagina só que presente! Acho que antes tarde do que nunca”, comemora Valle. “Carlinhos ouviu e aprovou, e agora ela está sendo apresentada no show e no disco.”

Stacey Kent também se mostra muito à vontade em continuar trabalhando com Marcos Valle. Ela considera o carioca um dos melhores amigos dela. “Ele é muito cool e tem um catálogo de canções incríveis”, diz a intérprete norte-americana, que hoje fala e entende a língua portuguesa com enorme facilidade. “Nós nos divertimos muito e o show é repleto de energia. Assim fica muito mais fácil.”

Nos show, Stacey canta várias composições de Valle em inglês, como “The Face I Love” (“Seu Encanto”), “Summer Samba” (“Samba de Verão”), “The Crickets” (“Os Grilos”), dentre outras Mas em algumas ela se arrisca a cantar em português, como é o caso de “Viola Enluarada”, que tem letra discursiva com teor político. Stacey argumenta que realmente é um desafio encarar um clássico como este e dar a ele um tratamento convincente. “Esta é uma canção ainda muito forte”, fala. “Eu fico muito emocionado quando a plateia canta comigo aqui no Brasil. Afinal, eu não sou do país, não pertenço à cultura de vocês. Mas nesta hora, de alguma forma, eu me conecto com todas as coisas do país de uma forma ainda mais orgânica”. E sobre a noite de hoje, ela diz que mal pode esperar para poder cantar com Edu Lobo e Dory Caymmi. “Eu cresci ouvindo a música deles, nunca poderia imaginar que um dia nós estaríamos em um mesmo palco. Imaginem então como eu me sinto agora.”

Marcos Valle e Stacey Kent

4 de agosto, às 21h

Bourbon Shopping - Rua Palestra Itália, 500, Perdizes

Ingressos entre R$ 80 e R$ 130

música vinicius de moraes Bossa Nova Marcos Valle stacey kent shopping bourbon

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições