O cineasta continua a defender que as produções “não são cinema”, e fazem “cinemas se tornarem parques de diversão”
Redação Publicado em 14/10/2019, às 09h45
Martin Scorsese continua a tecer críticas aos filmes de super-herói, principalmente os do Universo Cinematográfico Marvel. Em uma coletiva de imprensa antes da estreia de O Irlandês, na noite do último domingo,13, o diretor disse que esse tipo longa faz “cinemas se tornarem parques de diversão.”
“Essa é uma experiência diferente”, explicou a comparação. “Não é cinema, é outra coisa, nós não devemos deixar isso nos invadir, é um problema muito grande, e precisamos que os donos de cinema se imponham para permitir a exibição de filmes que são obras narrativas.”
+++Leia mais: Martin Scorsese realmente considerou dirigir Coringa?
A declaração segue na mesma linha da entrevista que o diretor de Touro Indomável (1980) deu à revista Empire no início do mês, na qual disse ter tentado ver os filmes da Marvel, mas não conseguiu por não serem cinema.
“Sinceramente, a coisa mais próxima que consigo associar aos filmes, por mais bem-feitos que sejam, com os atores fazendo o melhor que podem naquelas circunstâncias, são parques temáticos. Não é o cinema de seres humanos tentando transmitir experiências emocionais e psicológicas para outro ser humano.”
+++Leia mais: Robert Downey Jr não quis ser indicado pela Marvel ao Oscar por Vingadores: Ultimato
Vários nomes do MCU já expressaram reações aos comentários de Scorsese publicamente. Robert Downey Jr., Samuel L.Jackson, Karen Gillan, de Vingadores: Ultimato, disseram estar tristes, e lamentam o julgamento.
O diretor de Guardiões da Galáxia (2014), James Gunn, comparou a crítica do cineasta com outro filme dele, A Última Tentação de Cristo (1988), que foi atacado pelo público antes que as pessoas assistissem.
+++Leia mais: Para Martin Scorsese, a Marvel "não faz cinema" de verdade; entenda
Martin Scorsese dirigiu o exclusivo da Netflix O Irlandês, com Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci no elenco. O filme, baseado no livro I Heard You Paint Houses (em tradução livre: Eu ouvi dizer que você pinta casas) de Charles Brant, estreia nos cinemas internacionais dia 8 de novembro e na plataforma de streaming em 27 do mesmo mês.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja