- Meg Ryan (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images for The Met Museum/Vogue)
LEMBRANÇAS

Meg Ryan relembra icônica cena de Harry e Sally durante festival de cinema

A atriz participou do Festival de Cinema de Sarajevo, onde lembrou de outros papéis marcantes da carreira, como o de Top Gun

Redação Publicado em 20/08/2024, às 14h10

A atriz e diretora Meg Ryan participou de uma masterclass no Festival de Cinema de Sarajevo, onde discutiu suas abordagens de direção e relembrou momentos marcantes de filmes icônicos como Top Gun - Ases Indomáveis (1986) e Harry e Sally - Feitos um para o Outro (1989).

"É uma relação parental", disse Ryan ao descrever o vínculo entre diretor e ator. "Os atores projetam qualquer que seja a relação deles com seus próprios pais, ou com a autoridade, no diretor."

+++LEIA MAIS: Meg Ryan conta sobre reação dos filhos sobre cena de orgasmo

Ryan voltou à atuação e direção no ano passado com a comédia romântica O que Acontece Depois (2023) - seu primeiro papel desde Ithaca em 2015, que também marcou sua estreia como diretora.

A sessão de 90 minutos foi conduzida pelo ícone local bósnio Danis Tanovic. Ambos concordaram que o set deve ser um ambiente divertido. "Quando você pensa em todo o tempo gasto tentando iniciar um projeto, e como é raro obter luz verde para começar a brincar - é difícil pensar nisso como algo cansativo", comentou Ryan.

+++LEIA MAIS: Manny Jacinto sobre papel cortado em Top Gun 2: "Tom Cruise faz filmes para si mesmo"

Durante a pandemia, Ryan recebeu o roteiro de O Que Acontece Depois e afirmou que precisou se preparar intensamente, passando dois meses decorando falas com sua filha.

O filme conta com apenas dois papéis principais: Ryan e David Duchovny, interpretando ex-amantes que se encontram presos em um aeroporto durante uma nevasca.

+++LEIA MAIS: Top Gun 3 já está em desenvolvimento, diz jornalista

Ryan mencionou vários colaboradores anteriores que influenciaram seu estilo de direção. "Nora Ephron era muito divertida de trabalhar", disse ela sobre a roteirista que criou os papéis de Ryan em Harry e Sally - Feitos um para o Outro, Sintonia de Amor (1993) e Mensagem para Você (1998). "Ela transformava o set em uma festa; organizava competições culinárias. Era uma maneira de criar um ambiente que extraía o melhor das pessoas."

Jane Campion foi mais direta, mas igualmente instrutiva, segundo Ryan. Ela trabalhou com a diretora no thriller erótico Em Carne Viva, de 2003. "Ela é uma rebelde. [Campion dizia] 'Este é um restaurante que serve uma coisa só - se você não quiser, não venha.' Ela fazia isso para si mesma."

+++LEIA MAIS: Tom Cruise revela que chorou com Val Kilmer em Top Gun: Maverick: 'Ator poderoso'

O cineasta britânico Tony Scott foi o mais direto. Ele dirigiu Ryan em seu papel de destaque em Top Gun, de 1986. "Eu basicamente tinha duas cenas," lembrou Ryan. "Para minha primeira cena, Tony disse: 'OK Meg, nesta cena você está feliz.' E para a segunda cena ele disse: 'OK Meg, nesta cena você está triste.' Foi simples e ótimo."

Memórias de Harry e Sally

Tanovic e Ryan são amigos desde que integraram juntos o júri da Competição em Cannes em 2003. O cineasta bósnio iniciou a sessão exibindo a famosa cena do restaurante de Harry e Sally - Feitos um para o Outro.

+++LEIA MAIS: Tom Cruise e Top Gun: Maverick 'salvaram' cinema e Hollywood, segundo Spielberg

"Não ouço isso há tanto tempo," comentou Ryan, lembrando ao público que é a mãe do diretor Rob Reiner quem diz a famosa frase "Vou querer o que ela pediu."

"Fizemos [várias] tomadas daquele dia inteiro," revelou Ryan. "Ao longo do dia, Rob continuava me dando algumas dessas falas. Ele estava lá fazendo esses sons na frente da mãe dele."

+++LEIA MAIS: Top Gun 3 vai acontecer? Ator responde

O parceiro de cena de Ryan, Billy Crystal, recebeu as honras do Kennedy Center dos EUA por sua contribuição às artes em dezembro do ano passado. "Pude ir lá e dizer que ele é a pessoa perfeita para fingir um orgasmo," brincou Ryan.

A atriz também comentou sobre não ter participado do thriller O Silêncio dos Inocentes em 1991, após ser abordada pelo diretor Jonathan Demme para o papel principal. "Não tenho desculpa," disse Ryan sobre sua decisão, elogiando a performance de Jodie Foster. "A pessoa certa fez aquele filme. É falta de ética falar sobre filmes que você recusou."

+++LEIA MAIS: Barack Obama coloca 'Top Gun: Maverick' em lista de filmes favoritos de 2022

Top Gun meg ryan harry e sally Sarajevo

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja