Banda de rap fez sucesso nos anos 1990 usando trechos de "Walk on the Wild Side", canção do ídolo roqueiro
Rolling Stone EUA Publicado em 17/11/2015, às 18h22 - Atualizado às 18h51
Sucesso dos primórdios do rap norte-americano, o grupo A Tribe Called Quest estreou em 1990 com o disco People's Instinctive Travels and the Paths of Rhythm, o qual teve como maior hit "Can I Kick It?". Trata-se de uma faixa com sample do clássico de Lou Reed "Walk on the Wild Side", de 1972.
Lou Reed: 20 músicas essenciais da lenda do rock.
À Rolling Stone EUA, Phife Dawg, membro do grupo, falou sobre o acordo que permitiu ao A Tribe Called Quest usar os acordes de "Walk on the Wild Side". Um acordo pouco favorável para os rappers. “Lembro que tinha um problema do Jive [selo da gravadora] em legalizar o sample”, disse Dawg.
Arquivo: Entrevista Rolling Stone com Lou Reed.
“Acho que eles não resolveram esse problema e ao invés de Lou Reed dizer, ‘Vocês não podem usar isso’, ele disse, ‘Ok, pode usar, mas eu vou ficar com todo o dinheiro”, completou ele. Segundo o artista, Reed ganhou 100% dos royalties e publicações de "Can I Kick It?" e “Até hoje, não vimos um centavo daquela música.”
Em 1990, Lou Reed já era um fã de rap de longa data. Segundo o livro Lou Reed: The Defining Years, de Peter Doggett, o roqueiro disse em 1984: “Alguns dos grupos de rap de Nova York estão tratando de coisas que me interessam e há algumas letras muito boas para se encontrar no rap.”
Naquele mesmo ano, como documentado no livro The Big Payback, de Dan Charnas, Reed foi o anfitrião do programa Rock Influences da MTV. Ele convidou músicos a levarem suas bandas favoritas para tocar. A escolha do próprio Reed foi o Run-DMC.
Passados 25 anos, Dawg não guarda rancor da fonte de inspiração. “Sou agradecido pela música ter feito sucesso, mas para ser honesto, foi culpa da gravadora. Eles não legalizaram o sample. É a arte dele [Reed], o trabalho dele. Ele poderia tranquilamente ter dito não e não existiria “Can I Kick It?”. Então, você tira algo bom e algo ruim. O lado bom é que não fomos processados. O ruim é que não ganhamos nada.”
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja