- Jason Newsted, James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett em 1988 (Foto: Fryderyk Gabowicz/AP Images)

Metallica: sacrifício de Jason Newsted foi para salvar a banda toda; revista relembra saída do baixista

Após a saída do músico, James Hetfield decidiu entrar na reabilitação - e isso mudou o destino da banda

Redação Publicado em 06/08/2020, às 11h50

No começo dos anos 2000, uma das maiores bandas de heavy metal do mundo quase chegou ao fim durante um período turbulento de problemas pessoais e instabilidade com os fãs. Para salvar o Metallica, foi necessário “sacrificar” o baixista Jason Newsted, conforme relembrou a revista Louder Sound.

Newsted entrou na banda após a morte de Cliff Burton, em 1986, mas após mais de uma década no grupo, não parecia ser parte integral do Metallica e “nunca foi aceito de verdade”, segundo Lars Ulrich em entrevista à Louder Sound, em 2003. “Isso é meio irônico. Também é um pouco triste, porque Jason é um cara legal e se esforçou muito por muitos anos”.

+++ LEIA MAIS: Fotógrafo relembra primeira passagem do Metallica no Brasil, em 1989: ‘Eles não agiriam assim agora’

Quando o baixista procurou outros projetos, com a fundação da banda Echobrain em 2000, a reação de James Hetfield foi negativa. "James tem essa visão da família perfeita e é quase no estilo da máfia: você faz parte da família e, se sair, é um traidor e será banido”, continuou Ulrich. “[Jason] se sacrificou - ou teve que ser sacrificado - para podermos chegar ao lugar em que estamos agora”.

Em janeiro de 2001, Newsted deixou a banda e a saída do baixista fez Hetfield refletir sobre o significado daquela mudança - e decidir entrar na reabilitação. "Quando tocamos depois da saída de Jason, não era tudo o que poderia ser", contou o vocalista à Louder Sound. “Começamos a escrever, e depois nos aprofundamos em nós mesmos. (...) Muitas emoções sobre como poderíamos melhorar a nós mesmos como indivíduos despertaram. Então tomei a decisão de entrar na reabilitação”.

+++ LEIA MAIS: Ozzy Osbourne pediu drogas a Robert Trujillo, do Metallica e reclamou: ‘Vocês são chatos’

Houve um hiato enquanto Hetfield estava na rehab e Kirk Hammett duvidou do futuro da banda, pois “tudo estava desmoronando”. "Foi uma grande experiência de aprendizado e algo que Jason colocou em movimento para todos nós”, explicou o guitarrista à revista. “Ele era o cordeiro sacrificial para o nosso crescimento espiritual e mental, bem como para o nosso crescimento criativo, e isso é péssimo. É medieval".


+++RAP, FUNK E PAGODE NA ENTREVISTA COM OROCHI: 'SOU ESSA MISTURA LOUCA'



+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS

 

Metallica james hetfield Lars Ulrich Cliff Burton Kirk Hammett Jason Newsted

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições