The Blueprint 3 será lançado em 11 de setembro e será álbum "maduro", afirmou o rapper
Da redação Publicado em 23/07/2009, às 21h11
O duo indie MGMT e Rihanna constam entre os artistas que darão uma canja em The Blueprint 3, novo álbum de Jay-Z, informou o jornal britânico The Guardian. "Run This Town", single que conta com vocais da cantora e de Kanye West, um dos produtores do disco, deverá ser lançado nesta sexta, 24.
O disco, 11º em sua carreira, será liberado em 11 de setembro, exatos oito anos após o primeiro volume da trilogia, que chegou às lojas no mesmo dia do ataque ao World Trade Center. O rapper norte-americano também contará com a banda britânica Mr Hudson (parte do G.O.O.D. Music, selo de Kanye West, que ajudou a produzir The Blueprint 3) e dois atores-rappers conterrâneos de Jay-Z: Drake e Kid Cudi.
O novo trabalho é diverso e "maduro", o artista disse à agência de notícias Reuters, ao considerar o tempo passado desde o The Blueprint. "Se você é um rapper de 30 anos ainda tentando fazer música como se tivesse 15, então você está sendo estreito. Na minha idade, não posso me equiparar a um [jovem] de 15. Lido com tópicos maduros e relevantes para minha faixa etária." Ele completará 40 anos em dezembro.
Para chegar à sonoridade "madura e relevante", Jay-Z convocou ainda os produtores No ID e Timbaland. Mas é West quem ganha mais cafunés do rapper. "[Ele] é, de fato, o pai da próxima geração", afirmou. "Ele é da escola de Q-Tip, e agora Drake e Kid Cudi são da escola de 'Ye [Kanye]. E, quando você olha para Kanye, você precisa olhar para Lil Wayne. Penso que eles são Kobe Bryant e LeBron James", disse, em referência à dupla de jogadores da NBA, a liga norte-americana de basquete.
Na faixa "D.O.A.", que teve clipedivulgado em junho, Jay-Z prega a "morte do Auto-Tune" - processador de voz que conserta imperfeições no vocal e nos instrumentos.
Segundo o rapper, a ideia do manifesto teria partido de West - ele mesmo usuário do Auto-Tune. "Quando [Kanye] escutou a batida [de D.O.A.], disse: 'Cara, isso é tão duro! Vai contra tudo. Sem Auto-Tune. Nada desse tipo de coisa!" O problema, para Jay-Z, não é o método em si - mas a falta de bom senso para saber quando é hora de parar. "No hip-hop, nosso trabalho é, quando algo vira tendência, se livrar disso. Fazemos isso desde o começo dos tempos."
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja