Primeiras versões dos clássicos personagens do Walt Disney Studios oficialmente poderão ser usadas sem um acordo de licença
Emanuela Lemes | @emanuelalemes Publicado em 23/12/2023, às 15h15 - Atualizado às 15h20
Os personagens de animação mais famosos do mundo Mickey e Minnie Mouse entrarão em domínio público em 1º de janeiro. A partir de então, a Disney não terá mais direitos autorais exclusivos sobre as primeiras versões dos personagens.
Após tantas vezes conseguir mudar a legislação para manter a propriedade do personagem, cartunistas, cineastas, romancistas, compositores – quem quer que seja – serão livres para fazer o que quiserem.
+++ LEIA MAIS: Disney perderá os direitos autorais do Mickey Mouse em 2023
Vale ressaltar que apenas a versão que aparece no curta-metragem do Steamboat Willie (1928) poderá ser usada livremente. No curta, o personagem aparece sem as luvas brancas e em preto e branco. Apenas essa versão do Mickey será de domínio público em 2024.
Outros elementos, como as luvas e as cores que conhecemos hoje, foram introduzidos em versões posteriores que ainda estarão protegidas pela lei de copyright por mais alguns anos. Além disso, a empresa continuará a defender as suas marcas registadas, o que poderá limitar o que os criadores podem fazer.
+++ LEIA MAIS: Mickey marinheiro: de onde veio a abertura dos filmes da Disney?
As recentes adaptações de obras clássicas como no filme de terror Ursinho Pooh: Sangue e Mel (2023) podem oferecer uma prévia do que aguarda Mickey Mouse.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja